Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/336836
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 11-Mai-2005
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: TÔSTO, S. G.
GOMES, L. F. M. A.
ANJOS, G. T. dos.
Informaçães Adicionais: SÉRGIO GOMES TÔSTO, CNPS; LUÍS FLÁVIO MONTEIRO AUTRAN GOMES, IBMEC; GUILHERME TINOCO DOS ANJOS, ESTAGIÁRIO CNPS.
Título: Avaliação multicritério para priorização de ações e tecnologias visando o desenvolvimento sustentável de Paty do Alferes - RJ.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2002.
Páginas: 22 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 3).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Avaliação multicritério
Brasil
Rio de Janeiro
Paty do Alferes
Conteúdo: Levando-se em consideração as profundas e constantes transformações em áreas ambientais, como as das microbacias hidrográficas e sendo os agentes tomadores de decisões em relação ao setor, observa-se que são muitas as questões que estão a exigir soluções, bem como os objetivos a serem compatibilizados, tornando?se necessário a utilização de metodologias que considerem as interdependências e as transformações que vêm passando as áreas em questão. Assim sendo, devido à complexidade da situação e da necessidade de um tratamento global e sistêmico utilizaram-se métodos de Análise Multicritérios como suporte para priorização de ações e/ou alternativas tecnológicas viáveis para a região, levando-se em consideração aspectos econômicos, sociais e ambientais. Foram utilizados os métodos de Ponderação Linear, Método AHP Multiplicativo (Expert Choise), Método AIM(Aspiration Level Interactive Method) e o Método MATS-PC(Multi Atribute Tradeoff System). Ficou claro, como resultado global deste segmento, que não existe uma única estratégia (tanto ação quanto tecnologia) que se destaque significativamente das demais. Existe, sim, um grupo de alternativas que se encontram, em qualquer método, na mesma faixa (entre as primeiras, entre as últimas ou em posições intermediárias).
Ano de Publicação: 2002
ISSN: 1678-0884
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bpd032002paty.pdf63,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace