Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/335208
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Date Issued: 1998
Type of Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Authors: PEREIRA, M. G.
VALLADARES, G. S.
SOUZA, J. M. P. F. e
PEREZ, D. V.
ANJOS, L. H. C. dos
Additional Information: MARCOS GERVÁSIO PEREIRA, UFRRJ; GUSTAVO SOUZA VALLADARES, UFRRJ; JOSÉ MÁRIO PIRATELLO FREITAS E SOUZA, UFRRJ; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ.
Title: Parâmetros relacionados à acidez em solos do Estado do Rio de Janeiro.
Publisher: Rio de Janeiro: EMBRAPA-CNPS, 1998.
Pages: 14 p.
Series/Report no.: (EMBRAPA-CNPS. Circular técnica, 2).
Language: pt_BR
Description: Para caracterizar os parâmetros de acidez dos solos do Estado do Rio de Janeiro, 103 amostras da camada arável das principais classes de solos foram analisadas nos laboratórios do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Determinaram-se o pH em água e na suspensão solo-água-tampão SMP (pH SMP), a acidez trocável (extraída com solução KCl 1mol/l) e a acidez potencial (extraída com solução de acetato de cálcio 0,5mol/l a pH 7,0). Os valores de pH em água variaram de 3,5 a 7,4, sendo observada correlação positiva e estatisticamente significativa entre a percentagem de saturação por bases (V) e o pH em água (r = 0,85). O alumínio trocável variou de 0 a 10,9cmol c kg -1 e apresentou correlação negativa e estatisticamente significativa com o pH em água (r = -0,81). Os resultados obtidos para a acidez potencial variaram de 0,7 a 53,9cmol c kg -1 e apresentaram correlação negativa e estatisticamente significativa com o pH SMP (r = - 0,95)
Thesagro: Acidez do Solo.
Data Documento: 2002-11-22
ISSN: 1415-7330
Appears in Collections:Circular Técnica (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CNPSCIR.TEC.298.pdf427,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace