Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/326895
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 4-Mai-2009
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: ARAÚJO, F. R.
MADRUGA, C. R.
RAMOS, C. A. do N.
MELO, E. S. de P.
ALMEIDA, M. C. de
FRAGOSO, S. P.
KESSLER, R. H.
SOARES, C. O.
OLIVEIRA, M. B.
ONSELEN, J. van.
Informaçães Adicionais: Flábio Ribeiro Araújo,CNPGC; Cláudio Roberto Madruga, CNPGC; Carlos Alberto do Nascimento Ramos, Bolsista de Mestrado Fundect-CNPq; Elaine Silva de Pádua Melo, Bolsista de Mestrado Fundect-CNPq ; Michelle Carmo de Almeida, Bolsista de Apoio Técnico Fundect-CNPq; Stênio Perdigão Fragoso, Instituto de Biologia Molecular do Paraná; Raul Henrique Kessler, CNPGC; Cleber Oliveira Soares, CNPGC; Maristeli Barbosa Oliveira, Bolsista de Iniciação Científica Embrapa; Valter Joost van Onselen, UFMS.
Título: Imunização de bovinos com MSP1a e MSP2 recombinantes de Anaplasma marginale com CpG ODN 2006 como adjuvante, e desafio com isolado heterólogo.
Edição: 2006
Fonte/Imprenta: In: SÉRIES Embrapa: [coletânea de publicações seriadas da Embrapa Gado de Corte - 2006 - 2007 -2008]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 27 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 19)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Imunologia
Bovino
Anaplasmose
Anaplasma marginale
Proteína recombinante
MSP1
MSP2
Conteúdo: A anaplasmose é uma importante enfermidade de bovinos de áreas tropicais e subtropicais do mundo, causada pela riquétsia intra-eritrocítica Anaplasma marginale. A vacinação tem sido a forma mais econômica e eficiente de controlar a anaplasmose bovina. Nos últimos anos, esses estudos têm se concentrado nas proteínas de membrana da riquétsia, sobretudo MSP1a e MSP2. Este trabalho teve como objetivos avaliar o grau de proteção induzido pelas proteínas de membrana MSP1a e MSP2 recombinantes de A. marginale, associadas com adjuvante CpG ODN 2006, perante desafio heterólogo e avaliar a resposta imune gerada. Novilhos da raça Aberdeen Angus foram imunizados três vezes com 200 ?g de MSP1a e/ou MSP2 recombinantes, associadas com CpG ODN 2006 e alúmen. Posteriormente, foram desafiados com 3 x 107 eritrócitos infectados com isolado heterólogo de A. marginale. Os animais experimentais apresentaram quadro clínico de anaplasmose (redução do volume globular, febre e riquetsemias detectáveis por distensões sangüíneas coradas). Não foram detectadas diferenças significativas entre os grupos imunizados e os controles quanto ao percentual de redução do volume globular, riquetsemias máximas e temperaturas retais máximas, indicando que as imunizações não foram protetoras. A despeito da significativa produção de IgG total contra MSP1a e MSP2, detectada no dia do desafio, os animais imunizados apresentaram produção significativa de IgG2 apenas contra MSP1a. As razões para as possíveis falhas de proteção são discutidas. Neste trabalho, é relatada a imunização de bovinos com MSP1a e MSP2 recombinantes de A. marginale, associadas com alúmen e CpG ODN 2006, e posterior desafio com isolado heterólogo, bem como a avaliação da resposta imune gerada.
Ano de Publicação: 2006
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP19.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace