Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/326872
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 29-Abr-2009
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: CHIARI, L.
RESENDE, R. M. S.
JANK, L.
VALLE, C. B. do
JUNGMANN, L.
Informaçães Adicionais: Lucimara Chiari, CNPGC; Rosângela Maria Simeão Resende, CNPGC; Liana Jank, CNPGC; Cacilda Borges do Valle, CNPGC; Letícia Jungmann Cançado, CNPGC.
Título: A biotecnologia nos programas de melhoramento de forrageiras tropicais da Embrapa Gado de Corte.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: SÉRIES Embrapa: [coletânea de publicações seriadas da Embrapa Gado de Corte - 2006 - 2007 -2008]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 36 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 168).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Forrageira tropcial
RAPD.
Conteúdo: Neste trabalho procurou-se apresentar e discutir, de forma ampla, o uso da biotecnologia e seu potencial para os programas de melhoramento de forrageiras tropicais realizados na Embrapa Gado de Corte. O uso da biotecnologia nesses programas é uma atividade recente, mas importantes resultados vêm sendo gerados a fim de auxiliar o processo de obtenção de novas cultivares forrageiras. A maioria dos trabalhos apresentados utiliza marcadores Random Amplification of Polymorphic DNA (RAPD) para aplicações em curto prazo: estudos de diversidade em acessos de bancos de germoplasma, identificação de híbridos e estimação da taxa de cruzamento. Aplicações em médio e longo prazos do uso de marcadores, como mapeamento genético e seleção auxiliada por marcadores moleculares (SAMM), ainda necessitam de maiores investimentos, tanto na busca de novos marcadores, quanto no desenvolvimento de populações adequadas para esses estudos. Em 2007, teve início uma nova linha de pesquisa nessa unidade, a prospecção de genes com características econômicas. Genes para a tolerância ao alumínio são o foco dessa pesquisa que pretende explorar a sintenia entre os genomas de gramíneas, visando ao desenvolvimento de cultivares de braquiária mais tolerantes ao alumínio. A Embrapa Gado de Corte vem investindo em pessoal e aquisição de equipamentos para avançar não só na produção de cultivares de forrageiras mais adaptadas às necessidades de um mercado cada vez mais exigente, como também no crescimento institucional do setor de biotecnologia.
Thesagro: Biotecnologia
Gramínea
Hibrido
Leguminosa
Marcador Molecular
Melhoramento Genético Vegetal
Pastagem.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC168.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace