Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/326861
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 29-Abr-2009
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: BITENCOURT, G. de A.
CHIARI, L.
VALLE, C. B. do
SALGADO, L. R.
LEGUIZÁMON, G. O. C.
Informaçães Adicionais: Gislayne de Araujo Bitencourt UNIDERP bolsista PIBIC-CNPq no CNPGC; Lucimara Chiari, CNPGC; Cacilda Borges do Valle, CNPGC; Leonardo Rippel Salgado, UEM; Gisele Olivas C. Leguizámon, CNPGC.
Título: Uso de marcadores RAPD na identificação de híbridos de Brachiaria humidicola.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: SÉRIES Embrapa: [coletânea de publicações seriadas da Embrapa Gado de Corte - 2006 - 2007 -2008]. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2009.
Páginas: 17 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 23)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Tupi
RAPD
Campo Grande
Mato Grosso do Sul
Brasil.
Conteúdo: Brachiaria humidicola é uma importante gramínea forrageira tropical de origem africana, tolerante a solos maldrenados ou temporariamente alagados. No Brasil, somente três cultivares foram registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e destas, apenas duas estão disponíveis no mercado, o que demanda o desenvolvimento de novas cultivares. O programa de melhoramento da Embrapa Gado de Corte baseia-se em cruzamentos e seleção de genótipos mais produtivos. Recentemente, foi identificado um acesso sexual e tetraplóide natural (H31) no banco de germoplasma dessa espécie, que permitiu a realização de cruzamentos controlados com Brachiaria humidicola cv. BRS Tupi, gerando uma população única em todo o mundo tropical. O objetivo deste trabalho foi a identificação segura e precoce de híbridos dessa população usando marcadores RAPD. Dez primers que amplificaram 31 bandas informativas, exclusivas do genitor paterno, foram usados para analisar as 347 plantas dessa população. Por esses marcadores RAPD, 286 plantas foram confirmadas como híbridas e 61 foram não híbridas, que podem resultar de autopolinização da planta sexual. A identificação precoce de híbridos torna o programa de melhoramento mais eficiente, reduzindo o tempo e o trabalho necessários para o desenvolvimento de novas cultivares.
Thesagro: Brachiaria Humidicola
Hibrido
Gramínea Forrageira
Marcador Molecular
Melhoramento Genético Vegetal
Pastagem.
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP23.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace