Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/313806
Title: Efeitos da fragmentação florestal sobre o sistema de reprodução e a imigração de sementes em remanescente populacionais de Euterpe edulis Martius.
Authors: SEOANE, C. E. S.
Affiliation: Carlos Eduardo Sícoli Seoane, Embrapa Florestas.
Date Issued: 2007
Citation: Colombo: Embrapa Florestas, 2007.
Description: Um maior conhecimento das dinâmicas genéticas populacionais de remanescentes naturais das espécies nativas e os efeitos da fragmentação sobre estas é necessário para subsidiar a elaboração das estratégias de conservação, restauração, regulamentação e uso da floresta tropical. Nesta publicação foram caracterizados remanescentes populacionais de Euterpe edulis na região centro sul do Estado do Rio de Janeiro e avaliardos os efeitos da fragmentação florestal sobre o sistema de reprodução, a conformidade das freqüências alélicas com o equilíbrio de Hardy-Weinberg, a estrutura genética temporal das freqüências alélicas, os níveis de variabilidade genética entre gerações e o fluxo gênico via dispersão de sementes. Os resultados obtidos se referem às condições ambientais específicas da área de estudo, mas mostram que os efeitos da fragmentação florestal estão sendo expressos principalmente em mudanças no sistema de cruzamento, na diminuição do banco de plântulas, em um aumento do fluxo gênico sistemático dentro dos remanescentes populacionais e em uma severa redução no fluxo gênico via dispersão de sementes entre populações. Os resultados e as metodologias são discutidos e são dadas sugestões para futuros estudos.
Thesagro: Espécie nativa
Semente
Euterpe Edulis.
Keywords: Palmiteiro
Propagação.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 152).
Language: pt_BR
Notes: 1 CD-ROM.
Type of Material: CD-ROM
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doc152.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace