Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/284775
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2006
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ROTTA, E.
ARAUJO, A. J. de
OLIVEIRA, Y. M. M. de
Title: A infestação da vegetação arbórea do Passeio Público de Curitiba, Paraná, por erva-de-passarinho: um estudo de caso.
Publisher: Colombo: Embrapa Florestas, 2006.
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 26).
Language: pt_BR
Keywords: Mistletoe
Muérdago
Gui
Parasita
Arborização urbana
Curitiba
Espécie exótica
Erva-de-passarinho.
Description: Foi analisada a infestação por erva-de-passarinho na população arbórea do Passeio Público de Curitiba,PR. No local predomina a vegetação arbórea nativa, correspondendo a 68% da composição florística total de 130 espécies de árvores nativas e exóticas. Essa predominância se repete, também, em relação ao número de indivíduos encontrados (60%) na população, que possui um total de 1.865 árvores. Três espécies de erva-de-passarinho ocorrem no local, infestando os troncos, copas e galhos das árvores: Tripodanthus acutifolius, Struthanthus vulgaris e Struthanhus polyrhysus, predominando a primeira espécie. Cerca de 14% da vegetação arbórea do Passeio Público encontra-se infestada por erva-de-passarinho, apresentando algum nível de infestação por uma das três espécies ou por mais de uma espécie na mesma árvore. A maior infestação acontece entre as árvores de espécies exóticas (67%), mesma tendência observada no número de indivíduos atacados (92%). Algumas famílias e, dentro delas algumas espécies, apresentaram-se resistentes ou, pelo menos momentaneamente, imunes à infestação. Esta espécies devem ser mais valorizadas nos plantios urbanos e outras, como o alfeneiro, casuarina e extremosa devem ser menos utilizadas, até que se consiga um método de controle eficaz da proliferação da erva-de-passarinho, já que apresentam susceptibilidade à contaminação.
Thesagro: Manejo.
Data Documento: 2007-04-05
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BPD26CD.pdf193,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace