Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/276100
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Algodão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 30-Nov-2007
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SEVERINO, L. S.
LIMA, R. de L. S. de
BELTRÃO, N. E. de M.
Informaçães Adicionais: Liv Soares Severino, Embrapa Algodão; Rosiane de Lourdes Silva de Lima, Doutoranda da UNESP; Napoleão Esberard de Macêdo Meltrão, Embrapa Algodão.
Título: Avaliação de mudas de pinhão manso em recipientes de diferentes volumes.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Campina Grande: Embrapa Algodão, 2007.
Páginas: 8 p.
Série: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 81).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Jatropha curcas
Pinhão manso
Oleaginosas
Conteúdo: O pinhão manso (Jatropha curcas) é uma oleaginosa promissora para regiões semi-áridas, cuja propagação pode ser feita por sementes ou mudas, sendo a segunda opção adotada com maior frequência. Conduziu-se um experimento com objetivo de avaliar o efeito do volume do recipiente sobre o crescimento inicial de mudas de pinhão manso. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 4 repetições, sendo a parcela experimental constituída por um saco de polietileno com uma planta. Os tratamentos consistiram em recipientes com volume de 0,4, 0,5, 1,0 e 2,0 L. O substrato foi composto por uma mistura de terra e casca de amendoim na proporção 1:1 (v:v). Todos os recipientes receberam a mesma dose de 0,42 Ò 0,36 Ò 1,2 g/pl de N, P e K, respectivamente. Aos 35 dias após a emergência, tomaram-se valores de altura da planta, diâmetro caulinar, área foliar, número de folhas e matéria seca da parte aérea e das raízes. Recipientes com 2L de volume permitiram maior crescimento de mudas de pinhão manso em todas as características estudadas, exceto o diâmetro caulinar, em comparação ao recipiente de 0,4L. O crescimento das plantas de pinhão manso foi mais influenciado pelo volume do recipiente que pela disponibilidade de nutrientes no substrato.
Ano de Publicação: 2007
ISSN: 0103-0841
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOLETIM81.pdf590,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace