Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/247983
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Agropecuária Oeste - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 9-Jul-2004
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: GOULART, A. C. P.
Informaçães Adicionais: Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados, MS.
Título: Efeito do tratamento de sementes de algodão com fungicidas no controle do tombamento de plântulas causado por rhizoctonia solani.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2002.
Páginas: 18 p.
Série: (Embrapa Agropecuária Oeste. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 12).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Algodão
Semente
Tratamento químico
Doença deplanta
Fungo
Controle
Conteúdo: Este trabalho foi desenvolvido na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, MS, e teve por objetivo avaliar a eficiência de alguns fungicidas, no tratamento de sementes de algodão, para o controle do tombamento de plântulas causado por Rhizoctonia solani. Foi realizado teste em casa de vegetação, utilizando a cultivar DeltaOpal. Sementes tratadas e não tratadas com fungicidas foram semeadas em areia contida em bandejas plásticas, dispostas em orifícios individuais, eqüidistantes e a 3 cm de profundidade. A inoculação com R. solani foi feita pela distribuição homogênea do inóculo do fungo na superfície do substrato. O fungo foi cultivado por 35 dias em sementes de aveia autoclavadas e trituradas em moinho (1 mm). Foram utilizados 9 g de inóculo por bandeja. Foi observado efeito do tratamento fungicida na emergência inicial e final de plântulas, com destaque para tolylfluanid+pencycuron+triadimenol e carboxin+thiram, seguidos de carboxin+thiram+carbendazim e triticonazole+ carbendazim. Os tratamentos mais eficientes no controle do tombamento de pós-emergência do algodoeiro foram tolylfluanid+pencycuron+triadimenol e carboxin+thiram, seguidos de triticonazole+carbendazim, triticonazole+thiram, triticonazole e carboxin+thiram+carbendazim. Nenhum dos fungicidas testados foi fitotóxico ao algodão.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BP200212.pdf52,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace