Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/17718
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 28-Out-2008
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: VALLADARES, G. S.
COELHO, R. M.
CHIBA, M. K.
Informaçães Adicionais: Gustavo Souza Valladares( Embrapa Monitoramento por Satélite); Ricardo Marques Coelho (Instituto Agronômico de Campinas); Marcio Koiti Chiba ( Instituto Agronômico de Campinas).
Título: Mapa Pedológico do Município de Campinas, SP: legenda expandida.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2008.
Páginas: 10 p.
Série: (Comunicado Técnico, 24)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mapas pedológicos
gestão territorial.
Conteúdo: Mapas pedológicos são documentos e base de dados importantes no planejamento e gestão territorial. São fontes básicas de pesquisas e estudos sobre agricultura, geotecnia, geografia, biologia, geologia, ciências ambientais, entre outras. Estes mapas apresentam a distribuição espacial dos solos, tendo informações qualitativas e quantitativas desse recurso natural. São cinco os fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos vivos e tempo. Refletem, portanto, características desses fatores. O Município de Campinas, apesar de sua importância econômica no cenário nacional, não dispunha de um mapa pedológico consolidado em uma única escala adequado ao planejamento municipal. Cerca de três décadas atrás foi publicado para 2/3 do Município de Campinas um mapa pedológico na escala 1:100.000 (OLIVEIRA; MENK; ROTTA, 1979). Ainda assim, áreas importantes, como a APA de Sousas e Joaquim Egídio ou o extremo sul do município, não abrangidos pelo citado mapa, não dispunham de um mapeamento de solos adequado ao seu planejamento a não ser o mapa do Estado de São Paulo na escala 1:500.000 (OLIVEIRA et al., 1999). Com o objetivo de disponibilizar à sociedade um mapa pedológico adequado à gestão territorial do Município de Campinas, o presente trabalho apresenta o mapa pedológico semidetalhado na escala 1:50.000 e sua legenda expandida.
Thesagro: Recurso Natural.
Ano de Publicação: 2008
ISSN: 1415-2118
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2211.pdf261,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace