Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/16804
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 21-Ago-2003
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: BATISTELLA, M.
GUIMARÃES, M.
MIRANDA, E. E. de.
VIEIRA, H.R.
VALLADARES, G.S.
MANGABEIRA, J. A. D. C.
ASSIS, M.C. de
Informaçães Adicionais: MATEUS BATISTELLA, CNPM; MARCELO GUIMARÃES, CNPM; EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA, CNPM; GUSTAVO DE SOUZA VALLADARES, CNPM; JOAO ALFREDO DE CARVALHO MANGABEIRA, CNPM.
Título: Monitoramento da expansão agropecuária na Região Oeste da Bahia.
Edição: 2002
Fonte/Imprenta: Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2002.
Páginas: 39 p.
Série: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 20)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Expansão agropecuária
Uso e cobertura das terras
Região Oeste
Bahia
Conteúdo: A região Oeste do Estado da Bahia, tradicionalmente ocupada pela pecuária extensiva, conheceu um desenvolvimento da atividade agrícola sem precedentes nos últimos 15 anos. Essa rápida e intensa mudança no uso das terras tem produzido impactos ambientais antes inexistentes na região, tais como: erosão hídrica e eólica, perda de habitats, alteração dos povoamentos e populações faunísticas, diminuição da vazão dos rios que drenam a região, assoreamento, erosão genética e redução da biodiversidade. No atual ritmo de desenvolvimento, o volume de investimento tende a crescer, impulsionando os demais setores da economia e dos vários segmentos do agronegócio no oeste baiano. Neste contexto, surge a necessidade de maior conhecimento sobre a dinâmica de ocupação regional e as transformações ambientais decorrentes da antropização de paisagens naturais. A constituição de uma base de dados geográficos sobre a área, incluindo o mapeamento e o monitoramento do uso e cobertura das terras através de imagens de satélite contribui para avaliar a situação atual, a dinâmica em curso e o impacto de projetos de desenvolvimento regional existentes. Mais especificamente, a análise baseada em geoinformação otimiza a quantificação direta dos fenômenos mapeados e a identificação dos processos de antropização associados à expansão e intensificação agropecuária, constituindo um importante instrumento de apoio à decisão e orientação de políticas públicas que conciliem o desenvolvimento regional e a preservação dos recursos naturais remanescentes. Baseado num enfoque de sustentabilidade para o gerenciamento e o planejamento do modelo de desenvolvimento para o oeste do Estado da Bahia, o BNDES e a Embrapa Monitoramento por Satélite firmaram um contrato técnico para a constituição de uma base de dados espaciais, num esforço conjunto para viabilizar a gestão ambiental estratégica da região.
Ano de Publicação: 2002
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
d20babndes.pdf7,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace