Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/162382
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 25-Mar-2008
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MENDES, A. M. S.
AMARO FILHO, J.
MOTA, J. C. A.
SOUZA JÚNIOR, L. F. V. de
NASCIMENTO NETO, V. A. do.
Informaçães Adicionais: ALESSANDRA MONTEIRO SALVIANO MENDES, CPATSA; Joaquim Amaro Filho, UFERSA; Jaedson Cláudio Anunciato Mota, ESALQ/USP; Luiz Fernando Venâncio de Souza Júnior; Vicente A. do Nascimento Neto.
Título: Alterações nos atributos químicos e físicos de um cambissolo háplico cultivado com melão.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: Petrolina: Embrapa SemiÁrido, 2008.
Páginas: 24 p.
Série: (Embrapa Semi-Árido. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 75).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Melão
Cultivo
Fertilidade do solo
Fruticultura irrigada
Cucumis melo L
Conteúdo: O trabalho avaliou alterações nas atributos químicos e físicos em um Cambissolo, em função do tempo de cultivo com melão, em Baraúna-RN. Selecionaram-se 4 áreas: mata nativa e áreas com um, dois e três anos de cultivo, com amostras coletadas nas camadas de 0-20 e 20-40 cm de profundidade. Foram determinados os valores de carbono orgânico, nitrogênio total, nitrato, bases trocáveis, fósforo disponível, pH, condutividade elétrica, matéria orgânica e soma de bases. Quanto às análises físicas, foram determinadas: densidades das partículas e do solo, porosidade e estabilidade de agregados. Os dados foram submetidos à análise de variância e ajustados à equação de regressão. O tempo de cultivo influenciou os atributos químicos, exceto nitrogênio total. Os teores de cálcio trocável foram reduzidos com o tempo de cultivo, tendo os demais atributos químicos apresentado tendência de incremento. A camada superficial apresentou valores mais elevados para a maioria dos atributos químicos, exceto nitrato e magnésio. Em função do tempo, as práticas de cultivo melhoraram a densidade do solo e provocaram redução do tamanho médio dos agregados estáveis em água.
Ano de Publicação: 2008
ISSN: 1808-9968
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD75.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace