Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/159553
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 16-Out-2007
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MEDEIROS, A. A. de
AMORIM, J. R. A. de
SILVA, D. J.
GUEDES, F. X.
GUERRA, A. G.
DANTAS, J. A.
Informaçães Adicionais: Embrapa Semi-Árido.; DAVI JOSE SILVA, CPATSA.
Título: Composição mineral de folhas e exportação de nutrientes pelos frutos de mangueira, em cultivo irrigado, no Rio Grande do Norte.
Edição: 2005
Fonte/Imprenta: Natal: EMPARN, 2005.
Páginas: 13 p.
Série: (EMPARN. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 30),
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Exportação de nutriente
Composição mineral.
Conteúdo: O objetivo de determinar a composição mineral das folhas e dos frutos da mangueira, cv. Tommy Atkins, sob cultivo irrigado em três diferentes classes de solo, foram coletadas folhas em quatro fases fenológicas da cultura: vegetativa, pré-floração, floração e maturação, e frutos maduros, em plantios existentes nas zonas fisiográficas homogêneas do Litoral Oriental, Litoral Norte e Mossoroense do Rio Grande do Norte. Pelos resultados das análises químicas, verificou-se que houve diferenças nas concentrações de macro e micronutrientes das folhas entre os plantios. Os níveis de macronutrientes declinaram com a evolução das fases fenológicas da planta, notadamente os de nitrogênio e potássio. Exceto para o potássio, as mais altas concentrações foram registradas nas folhas das plantas cultivadas em solo Neossolo, enquanto as menores concentrações, nas cultivadas em Latossolo. As concentrações dos micronutrientes nas folhas variaram entre os plantios, notadamente para o cobre e manganês. Nos frutos coletados na época da maturação houve variação na composição mineral entre os plantios, sendo que os macronutrientes presentes em maiores quantidades foram o potássio e o cálcio. Quanto aos micronutrientes, os maiores níveis obtidos foram de ferro e de cobre, seguidos do zinco e do manganês. O peso médio de frutos variou entre 377g e 496 g, com uma produção média de 130 a 240 frutos por planta.
Thesagro: Análise
Estado Nutricional
Manga
Irrigação
Planta.
Ano de Publicação: 2005
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OPB1413.pdf474,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace