Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/159204
Title: Uso de plantas jovens de Amburana cearensis A. C. Smith: alternativa para preservação e exploração econômica da espécie.
Authors: CANUTO, K. M.
SILVEIRA, E. R.
BEZERRA, A. M. E.
LEAL, L. K. A. M.
VIANA, G. S. de B.
Affiliation: KIRLEY MARQUES CANUTO, CPATSA
EDILBERTO ROCHA SILVEIRA, UFC
ANTONIO MARCOS ESMERALDO BEZERRA, UFC
LUZIA KALYNE ALMEIDA MOREIRA LEAL, UFC
GLAUCE SOCORRO DE BARROS VIANA, UFC.
Date Issued: 2008
Citation: Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2008.
Pages: 24 p.
Description: O extrativismo predatório sofrido por algumas árvores do Nordeste, como Amburana cearensis, popularmente conhecida como cumaru ou imburana-de-cheiro, está ameaçando a sobrevivência desta importante espécie nativa do sertão nordestino. A. cearensis é utilizada comercialmente na carpintaria e perfumaria, além de ser empregada na preparação caseira de ?lambedor? ou na produção industrial do fitoterápico xarope de cumaru, em virtude de suas propriedades terapêuticas cientificamente comprovadas, as quais justificam seu uso no tratamento de afecções respiratórias (asma, bronquite, resfriado, etc.) Entretanto, o intenso uso comercial deA. cearensis colocou a espécie sob risco de extinção, tendo em vista que a simples remoção da casca do caule (parte medicinal) causa graves danos à planta. A fim de garantir a preservação e o aproveitamento econômico da espécie, foi proposto um modelo de exploração auto-sustentável, por meio da substituição da casca do caule da planta adulta por espécimens jovens, cultivados sob parâmetros agronômicos controlados. Em estudo multidisciplinar contemplando química-agronomia-farmacologia, foi evidenciada a viabilidade técnica para produção de mudas de A. cearensis por semeadura, cujos extratos etanólicos foram quimicamente caracterizados através de técnicas cromatográficas (HPLC) e espectrométricas (Ressonância Magnética Nuclear de1H e 13C, Espectrometria de Massas e Espectroscopia na região do Infravermelho). Após a realização de testes de atividade farmacológicain vivo, estes extratos demonstraram ser farmacologicamente equivalentes ao extrato obtido da planta silvestre. O êxito desta pesquisa sinaliza perspectivas promissoras para o uso racional de A. cearensis como matéria-prima para laboratórios farmacêuticos, além de se assegurar a sua preservação na Caatinga Nordestina.
Thesagro: Caatinga
Planta
Planta Medicinal.
NAL Thesaurus: Medicinal plants.
Keywords: Imburana de cheiro
Preservação
Exploração econômica
Camaru
Amburana cearensis
Nordeste
Medicina popular.
Series/Report no.: (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 208).
Language: pt_BR
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SDC208.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace