Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/14498
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio Ambiente - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 30-Mar-2006
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: RODRIGUES, G. S.
SILVA, A. de S.
BUSCHINELLI, C. C. de A.
ROSSO, C. R. S. de
CARBINATTO, M. L.
SOUZA, T. de
MORICONI, W.
PAIVA, W. F.
Informaçães Adicionais: GERALDO STACHETTI RODRIGUES, CNPMA; CLAUDIO CESAR DE A BUSCHINELLI, CNPMA; CESAR ROBERTO SILVA DE ROSSO, CNPMA; WALDEMORE MORICONI, CNPMA; WILSON FERNANDO PAIVA, CNPMA.
Título: Diagnóstico ambiental das fontes pontuais de poluição das águas nas bacias hidrográficas do norte de Minas e do submédio São Francisco.
Edição: 2004
Fonte/Imprenta: Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2004.
Páginas: 42p.
Série: (Embrapa Meio Ambiente. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 23).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Poluição da água
Bacia hidrográfica
Conteúdo: O presente estudo é uma contribuição para o diagnóstico das fontes pontuais de poluição das águas em duas importantes bacias hidrográficas do Semi-Árido nordestino, quais sejam, as bacias hidrográficas do Norte de Minas e do Submédio São Francisco. Para esse diagnóstico, empregou-se um aplicativo especialmente desenvolvido (Diagnóstico de Potencial de Poluição das Águas), que consiste em um banco de dados interativo no qual os estabelecimentos potencialmente geradores de carga poluente são cadastrados, e os efluentes potenciais inseridos e expressos por Coeficientes de Carga Poluente Potencial. Este banco de dados permite o armazenamento e a atualização das informações, bem como a inclusão de estabelecimentos novos ou que tenham sido omitidos quando da realização do levantamento de campo a que se refere o presente estudo. Empregando-se os comandos de emissão de relatórios, obtém-se uma classificação das principais fontes pontuais de poluição das águas, contribuindo para a gestão ambiental dos recursos hídricos nas regiões estudadas. A principal vantagem comparativa do método apresentado neste trabalho é permitir, além do levantamento e qualificação das fontes de poluição, a quantificação do seu potencial de contaminação, de acordo com os efluentes gerados.
Ano de Publicação: 2004
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
boletim23.pdf524,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace