Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/133910
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 12-Abr-2000
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: OLIVEIRA, C. A. V.
CORREIA, R. C.
SILVA, C. N. da
FRAGA, A. F.
Informaçães Adicionais: CARLOS ALBERTO VASCONCELOS OLIVEIRA, Pesquisador aposentado da Embrapa Semiárido; REBERT COELHO CORREIA, CPATSA.
Título: Diagnóstico e tipificação dos sistemas de produção praticados pelos pequenos produtores do município de Caraíbas-BA.
Edição: 1999
Fonte/Imprenta: Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 1999.
Páginas: 66 p.
Série: (Embrapa Semi-Árido. Documentos, 131).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema de produção
Tipificação
Diagnóstico
Pequeno produtor
Perfil socioeconômico
Propriedade agrícola
Estrutura
Brasil
Bahia
Caraibas
Farming systems
Classification
Small farmers
Socioeconomic profile
Farms
Structure
Brazil
Conteúdo: Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar e tipificar os sistemas de produção praticados pelos pequenos produtores do município de Caraíbas-BA, a partir de solicitação da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR-BA). Neste município foi selecionada uma amostra de 98 produtores e um questionário de 670 variáveis foi aplicado. Posteriormente, foram geradas 86 variáveis complexas, a partir das variáveis simples (dados coletados). As informações foram analisadas através de técnicas estatísticas multivariadas. Os resultados mostraram a existência de oito tipos distintos de pequenos produtores, dos deze encontrados no Nordeste: Tipos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 10 com as seguintes importâncias (%): 4,08; 11,2; 2,04; 5,1; 8,16; 26,53; 39,83 e 3,06, respectivamente. Os mesmos foram caracterizados segundo o tamanho da família, dos rebanhos, produção vegetal e animal, áreas total e cultivadas (culturas comerciais, subsistência e pastagens), índice de tecnologia e rendas diversas (agropecuária, aposentadoria e outras atividades). Estes tipos, com relação a política de transferência de tecnologias, priorização de ações de pesquisa e de investimentos, possuem demandas diferenciadas.
Ano de Publicação: 1999
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SDC131.pdf37,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace