Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/132219
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 4-Jul-1996
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: GUIMARAES FILHO, C.
VIVALLO PINARE, A. G.
Informaçães Adicionais: Embrapa Semi-Árido, CP 23, CEP 56.302-970 Petrolina, PE.
Título: Desempenho técnico e viabilidade econômica de um sistema de produção alternativo para caprinos no Sertão de Pernambuco.
Edição: 1989
Fonte/Imprenta: Petrolina : EMBRAPA-CPATSA, 1989.
Páginas: 34 p.
Série: (EMBRAPA-CPATSA. Boletim de Pesquisa, 37)
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sistema de produção
Aspecto econômico
Brasil
Pernambuco
Sertão
Production system
Goat
Economic aspect
Brazil
Conteúdo: A caprinocultura constitui talvez a atividade de maior importancia social na microrregiao do Sertao pernambucano do Sao Francisco. Apesar do rebanho representar cerca de 39% do rebanho estadual, seu pobre desempenho, face ao sistema ultra-extensivo predominante, nao propicia uma correspondente importancia economica. Um sistema de producao experimental (SIPRO) desenvolvido em Petrolina,PE (EMBRAPA-CPATSA) foi testado no periodo de 1984-1987. Este sistema foi constituido de um rebanho Anglonubiano X SRD (sem raca definida) criado em condicoes de caatinga completada durante o periodo seco com capim-bufel e restos de cultura. Matrizes paridas na seca receberam uma suplementacao de sorgo em grao na base de 300 g/cab/dia. Outras praticas de manejo e de controle sanitario complementaram o sistema. Comparado com o sistema tradicional da regiao, o sistema SIPRO propiciou incrementos de 22, 31 e 71% respectivamente no numero de partos, de crias nascidas e de crias desmamadas por matriz exposta por ano. Incrementos ainda mais expressivos foram observados no numero de animais comercializados (130%) e no peso vivo total destes por matriz exposta por ano (141%). A analise da viabilidade economica mostrou que a mudanca do sistema tradicional para o sistema SIPRO possibilita a obtencao detaxas de retorno da ordem de 22% correspondente a mais de quatro vezes a taxa estimada para o sistema atual. E possivel, contudo que, para a maior parte dos caprinocultores, este incremento nao constitua (...).
Thesagro: Caprino
NAL Thesaurus: Caprine
Ano de Publicação: 1989
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD37.pdf5,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace