Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151756
Title: Crescimento e valor nutritivo da cultivar forrageira BRS Sarandi (Andropogon gayanus Kunth).
Authors: BRAGA, G. J.
RAMOS, A. K. B.
CARVALHO, M. A.
FERNANDES, F. D.
FONSECA, C. E. L. da
KARIA, C. T.
Affiliation: GUSTAVO JOSE BRAGA, CPAC; ALLAN KARDEC BRAGA RAMOS, CPAC; MARCELO AYRES CARVALHO, CPAC; FRANCISCO DUARTE FERNANDES, CPAC; CARLOS EDUARDO LAZARINI DA FONSECA, CPAC; CLAUDIO TAKAO KARIA, CPAC.
Date Issued: 2022
Citation: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2022.
Pages: 24 p.
Description: Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da altura de resíduo pós-desfolhação sobre o acúmulo de forragem, a estrutura do dossel, a composição morfológica e o valor nutritivo da cv. BRS Sarandi (Andropogon gayanus Kunth). O experimento foi conduzido em Planaltina, DF, em área de solo argiloso, de dezembro de 2019 a fevereiro de 2020. O delineamento utilizado foi completamente ao acaso com duas repetições e os tratamentos incluíram três alturas de resíduo ? 20 cm, 40 cm e 60 cm. O tratamento com 40 cm atingiu a máxima taxa de acúmulo de forragem (126 kg MS/ha/dia) aos 35 dias, antes dos demais tratamentos, numa altura do dossel de 90 cm. A quantidade de colmos aumentou a partir dos 70 cm de altura do dossel, independente do tratamento. O teor de proteína bruta e a digestibilidade in vitro da forragem foram mais baixas no tratamento de 20 cm, mesmo apresentando maior relação lâmina:colmo. A interceptação de luz atingiu 95% aos 60 cm, 70 cm e 80 cm de altura do dossel para os tratamentos 20, 40 e 60, respectivamente. Conclui-se que a BRS Sarandi pode ser manejada a 40 cm no resíduo e 60 cm?80 cm no pré-pastejo. A fim de minimizar a morte de tecidos, poderão ser utilizadas alturas de resíduo de até 20 cm, porém com diminuição do valor nutritivo.
Thesagro: Forragem
Resíduo Orgânico
Keywords: Manejo do pasto
Luz
Series/Report no.: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 402).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Bolpd-402-Gustavo.pdf3,35 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace