Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148861
Title: Metodologia de acesso e análise de dados da Cadeia Produtiva Brasileira de Florestas Plantadas.
Authors: MOREIRA, J. M. M. A. P.
CARDOSO, A. de P.
MACIEL, A. de S.
MAIA, G. N.
LOPER, A. A.
Affiliation: JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CNPF; AMANDA DE PAULA CARDOSO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; ADEMILSON DE SOUZA MACIEL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; GABRIELA NICOLAU MAIA; AILSON AUGUSTO LOPER, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
Date Issued: 2022
Citation: Colombo: Embrapa Florestas, 2022.
Pages: 65 p.
Description: O planejamento é uma etapa imprescindível e fundamental para o bom desenvolvimento do setor florestal, seja ele em escala de propriedade, empresa, polo regional de produção ou em nível nacional. A realização de um diagnóstico do setor é o ponto de partida para a realização do planejamento, assim como a realização de estudos que permitam uma melhor descrição do setor florestal em municípios, Unidades da Federação e nacionalmente. Há disponibilidade de uma série de informações sobre área plantada, produção, valor da produção, exportações e geração de empregos em órgãos governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, cujo acesso é livre para qualquer cidadão. Entretanto, a complexidade e o volume destas informações dificultam o seu tratamento e análise, limitando o seu uso na geração de informações e no desenvolvimento de diagnósticos e planos de desenvolvimento setorial. Pensando em compartilhar estas informações com um maior número de pessoas e instituições governamentais e não governamentais, a Embrapa Florestas, em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre Florestas), buscou documentar o processo de acesso às referidas informações que, juntamente com um conjunto de procedimentos informatizados desenvolvidos em linguagem R®, realiza um tratamento inicial dos dados de diversas fontes secundárias, de modo que usuários com um nível intermediário de treinamento e conhecimento dos dados possam gerar informações de interesse e utilizá-las para agregar valor às suas atividades, sejam elas empresarial, governamental ou de elaboração de políticas públicas e de desenvolvimento setorial. Espera-se que esta solução contribua para o desenvolvimento do Objetivo Nacional Florestal 3 - ?Ampliar a base de dados e informações sobre florestas plantadas? do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas, previsto no Art. 7 do Decreto nº 8.375, de 11 de dezembro de 2014, que instituiu a Política Agrícola para Florestas Plantadas, ampliando o acesso e uso da informação florestal a todos os interessados. O trabalho tem alinhamento aos ODS 2, 4, 9, 10, 15 e 17, por abordar o acesso às bases de dados públicas sobre a produção e comércio de florestas plantadas no Brasil e no Mundo, disponibilizando na íntegra a orientação para acesso às bases e a estratégia de carregamento, transformação e análise dos dados, inclusive pela disponibilização dos scripts em R que permitem não só o acesso ao tratamento dos dados, mas ao conhecimento sobre as técnicas utilizadas.
Thesagro: Produção Florestal
Silvicultura
Keywords: Extração Vegetal
Sustentabilidade
Objetivo de desenvolvimento sustentável
Agenda 2030
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 378).
Language: Portugues
Notes: Selo ODS 2, 12, 15 e 17.
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPF)

Files in This Item:
File SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2022-Documentos378.pdf21,86 MBAdobe PDFView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace