Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139543
Title: Construindo um ideótipo de gramíneas para regiões semiáridas.
Authors: CAVALCANTE, A. C. R.
FERREIRA, M. A. J. F.
Affiliation: ANA CLARA RODRIGUES CAVALCANTE, CNPC; MARIA ALDETE JUSTINIANO F FERREIRA, CPATSA.
Date Issued: 2013
Citation: In: SOUZA, F. H. D. de; MATTA, F. de P.; FAVERO, A. P. (Ed.). Construção de ideótipos de gramíneas para usos diversos. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
Pages: p. 243-248.
Description: Para estabelecer um ideótipo de gramínea para sistemas extensivos de produção pecuária no Semiárido, de maneira sustentável, fica clara a necessidade de garantir o estabelecimento e a sobrevivência de plantas de potencial forrageiro. Assim sendo, no ambiente semiárido, a planta deve ser resistente principalmente ao deficit hídrico. De todo modo, como será uma das únicas fontes de alimentação, é importante que ela seja digestível e aceitável pelos animais em pastejo, perdendo lentamente seu valor nutritivo no decorrer da estação seca. Esse ideótipo será uma evolução do que se tem até então, uma vez que muito seprimou pelo desenvolvimento de uma planta resistente à seca, mas com poucas características que a tornassem interessantes para o consumo, principalmente por caprinos e ovinos, que são os rebanhos que mais selecionam forragem e que, em geral, não dispõem de alimentação suplementar na época seca.
Thesagro: Gramínea forrageira
Variedade
Caatinga
Caprino
NAL Thesaurus: Goats
Keywords: Ideótipo
Semiárido
Language: Portugues
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construindo-um-ideotipo-de-graminea-2013.pdf3,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace