Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1120124
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Date Issued: 2020
Type of Material: Documentos (INFOTECA-E)
Authors: FREIRE, J. R. de S.
TANURE, J. P. M.
BISCOLA, P. H. N.
PEREIRA, A. R.
ALPHONSE, T. A. G.
COSTA, J. G. da
Additional Information: JOSÉ ROBERTO DE SOUZA FREIRE, CNPGC; JANAINA PAULA MARQUES TANURE, CNPGC; PAULO HENRIQUE NOGUEIRA BISCOLA, CNPGC; ALFREDO RIBEIRO PEREIRA, Engenheiro-agrônomo, mestre em Ciência Animal e Pastagens, oficial da Agência Brasileira de Inteligência - ABIN; TALES AUGUSTO GONÇALVES ALPHONSE, Especialista em Automação e Controle de Processos Industriais, Oficial da Agência Brasileira de Inteligência - ABIN; JOAO GOMES DA COSTA, CNPGC.
Title: Plano de Implantação de Segurança da Informação na Embrapa Gado de Corte: Metas de médio e longo prazo.
Publisher: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2020.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Gado de Corte. Comunicado técnico, 270).
Language: pt_BR
Keywords: Segurança da informação
Description: Este plano apresenta as principais ações realizadas e a serem realizadas em médio e longo prazo relacionadas à Segurança da Informação e Gestão da Informação na Embrapa Gado de Corte, compreendendo a sensibilização dos empregados e a identificação de ameaças e vulnerabilidades dos documentos e ativos institucionais. Geração do conhecimento, mudança tecnológica e inovação têm sido frequentemente associadas às mudanças econômicas e sociais nos diversos países. Por sua vez, o sucesso das empresas depende cada vez mais da efetividade com que incorporam os novos conhecimentos e sua capacidade de inovar. Deter conhecimento tecnológico fomenta a dominação econômica e política de uma empresa e do país, constituindo um patrimônio nacional. Proteger esse patrimônio nacional é um desafio da Segurança da Informação que visa garantir a integridade, confidencialidade, autenticidade e disponibilidade das informações processadas pela empresa. Para fazer frente a esse desafio a empresa necessita encontrar meios que facilitem o processo inovador, bem como exercer uma nova postura junto à sociedade, desenvolvendo a gestão do conhecimento com a segurança da informação. Essas premissas constituem a base da Política de Segurança da Informação da Embrapa. Quando pensamos em Segurança da Informação, a abordagem precisa ser planejada e programada, sendo premente a formulação de um plano de ação a curto e médio prazo, com o planejamento de ações que subsidie a efetiva implantação da Segurança da Informação na instituição, em seus quatro principais pilares: pessoas, documentos, infraestrutura e tecnologia da informação. A efetiva implantação da Segurança da Informação em uma instituição como a Embrapa é um desafio complexo, dependente da atuação de uma liderança engajada que mobiliza suas equipes a atuarem de forma colaborativa, para que os resultados e tecnologias possam ser facilmente obtidas e disponibilizadas à Sociedade, atendendo às diferentes necessidades dos cidadãos.
Thesagro: Legislação
Norma
Tecnologia da Informação
Data Documento: 2020-02-11
Appears in Collections:Série Documentos (CNPGC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Planodeimplantacaodesegurancadainformacao.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace