Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063419
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 10-Fev-2017
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: NAKAI, D. K.
MAY, A.
SILVA, M. A. da
PARRELLA, R. A. da C.
Informaçães Adicionais: DIOGO KEIJI NAKAI, CNPAE; ANDRE MAY, CNPMS; Monise Alves da Silva, Estagiário; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS.
Título: Uso do sorgo biomassa em caldeiras de combustão: cuidados, precauções e fatores relacionados à qualidade da matéria-prima.
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2016.
Páginas: 18 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 205).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O sorgo biomassa tem se mostrado uma importante alternativa para a produção de energia, pela queima da massa vegetal produzida, principalmente em momentos de demanda energética elevada ou de crise na geração de energia, advinda de outras fontes comuns ao sistema nacional. Contudo, mesmo sendo uma planta altamente produtiva e adaptada a algumas regiões do Brasil, a aplicação do sorgo biomassa como complemento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar, com foco na geração de energia, deve acarretar alterações no modo de operação dos sistemas de cogeração, visando evitar ou diminuir incrustações das estruturas industriais. Porém, o uso da biomassa do sorgo pode beneficiar a cadeia, pela possibilidade de diminuição da ociosidade em algumas situações específicas e elevação da lucratividade na produção de energia, baseada no uso de biomassa sólida, quando em cenários de elevado consumo energético do País.
Thesagro: Recurso energético
Energia
Recurso natural
Ano de Publicação: 2016
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc205.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace