Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1059281
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 27-Dez-2016
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: ALVES, R. T.
CRUVINEL, P. E.
SOARES, R. M.
MALAQUIAS, J. V.
Informaçães Adicionais: ROBERTO TEIXEIRA ALVES, CPAC; PAULO ESTEVAO CRUVINEL, CNPDIA; RAFAEL MOREIRA SOARES, CNPSO; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC.
Título: Nova Metodologia para avaliar a deposição de micoinseticida granulado, aplicado via aérea, para controle de cigarrinhas-da-raiz da cana-de-açúcar.
Fonte/Imprenta: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2016.
Série: (Embrapa Cerrados. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 332).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Metarhizium anisoplieae.
Cana-de-açúcar
Conteúdo: O controle biológico é uma importante ferramenta para ser utilizada no manejo integrado de insetos-praga. A formulação granulada de fungo Metarhizium anisopliae ainda é uma das mais utilizadas em canaviais do Brasil, porém existe uma dúvida sobre quantos esporos do fungo chegam na base da planta de cana quando aplicados de avião. O objetivo deste estudo foi desenvolver metodologia para avaliar a deposição de micoinseticida granulado, aplicado via aérea, para controle de cigarrinhas-da-raiz da cana. Aplicou-se o fungo M. anisopliae na dose de 1,4 x 1013 conídios/ha, na forma granulada, por meio de avião agrícola com aplicador Swathmaster, na quantidade de 8 kg/ha, e dose de 1,8 x 1013 para 10 kg/ha. Cada parcela teve 48 placas de Petri para coleta dos esporos. Após a aplicação, fez-se as leituras do número de esporos/ha. Os resultados foram analisados e as médias comparadas pelo Teste de Tukey. O número médio de esporos/ha na aplicação de 10 kg/ha foi 7,75 vezes maior que na aplicação de 8 kg/ha. O processo desenvolvido para a coleta, leitura e quantificação do número de esporos por hectare do fungo granulado constitui-se em inovação científica com resultados altamente positivos, atingindo os objetivos almejados.
Thesagro: Praga de planta
Inseticida
Pesticida
Fungo
Controle biológico.
NAL Thesaurus: Sugarcane
Plant pests
Insecticides
Pesticides
Fungi
Biological control
Ano de Publicação: 2016
ISSN: 2176-509X
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bolpd332RobertoTeixeira.pdf6,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace