Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1056742
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Gado de Corte - Documentos (INFOTECA-E)
Data do documento: 21-Nov-2016
Tipo do Material: Documentos (INFOTECA-E)
Autoria: KARVATTE JUNIOR, N.
ALVES, F. V.
KLOSOWSKI, E. S.
ALMEIDA, R. G. de
TSUTSUMI, C. Y.
OLIVEIRA, C. C.
Informaçães Adicionais: NIVALDO KARVATTE JUNIOR, Universidade Federal de Goiás; FABIANA VILLA ALVES, CNPGC; ELCIO SILVERIO KLOSOWSKI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; ROBERTO GIOLO DE ALMEIDA, CNPGC; CLAUDIO YUJI TSUTSUMI, Universidade Estadual do Oeste do Paraná; CAROLINE CARVALHO DE OLIVEIRA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Título: Microclima e índices de conforto térmico em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Edição: 2016
Fonte/Imprenta: Brasília, DF: Embrapa, 2016.
Páginas: 40 p.
Série: (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 225).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Bem-estar animal
Estresse térmico
Sistemas de produção em integração
Integrated systems
THI
Conteúdo: O objetivo deste trabalho foi avaliar índices de conforto térmico em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, com eucalipto em arranjos de 14x2m (ILPF-1) e de 22x2m (ILPF-2) e árvores nativas dispersas com 5 árvores/ha-1 (ILPF-3), no Município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, MS, de julho a setembro de 2013. As avaliações foram realizadas mensalmente, em quatro dias consecutivos, em três horários (09h00, 12h00 e 15h00; GMT -04h00). Foram determinadas a temperatura do ar (°C), temperatura de globo negro (°C), temperatura de bulbo úmido (°C), umidade relativa do ar (%) e velocidade do vento (m s-1). Foram calculados o Índice de Temperatura e Umidade (ITU), Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU) e a Carga Térmica de Radiação (CTR). Em todos os sistemas, os maiores valores dos índices foram observados a pleno sol, às 12h00, resultando em ITU de 81 e ITGU de 88. À sombra, houve maior conforto térmico (ITU = 78 e ITGU = 79), e redução da Carga Térmica de Radiação de até 224,4 W.m-2. Conclui--se, assim, que a presença de árvores altera positivamente o ambiente e as mesmas são fundamentais para a melhoria do conforto térmico de animais criados em pastagens de regiões com clima quente.
NAL Thesaurus: Animal welfare
Heat stress
Shade
Ano de Publicação: 2016
ISSN: 1983-974X
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Microclimaeindicesdeconforto.pdf5,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace