Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1055401
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2016
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: VELOSO, C. A. C.
SILVA, A. R.
CARVALHO, E. J. M.
SILVEIRA FILHO, A.
SOUZA, F. R. S. de
Additional Information: CARLOS ALBERTO COSTA VELOSO, CPATU; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; EDUARDO JORGE MAKLOUF CARVALHO, CPATU; AUSTRELINO SILVEIRA FILHO, CPATU; FRANCISCO RONALDO SARMANHO DE SOUZA, CPATU.
Title: Adubação fosfatada em cultivares de milho sob Latossolo Vermelho distrófico da Mesorregião Sudeste Paraense.
Publisher: Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2016.
Pages: 24 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 109).
Language: pt_BR
Description: No Estado do Pará, as condições edafoclimáticas não apresentam limitações ao desenvolvimento da cultura do milho (Zea mays), entretanto, diferenças entre cultivares quanto à capacidade de crescimento em solo com deficiência de fósforo (P) podem indicar a presença de variabilidade genética na cultura para maior eficiência no aproveitamento do nutriente. Objetivou-se com este estudo verificar o efeito de aplicações de P sobre a produção de matéria seca da parte aérea (MSPA), bem como a concentração de macronutrientes em quatro híbridos de milho. O experimento foi realizado em casa de vegetação com Latossolo Vermelho distrófico, textura argilosa. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema fatorial 4 × 5, utilizando quatro híbridos de milho recomendados para o Estado do Pará (Sol da Manhã, Agroceres-AG4051, BR-5102 e BR-5107) e cinco doses de P (0 mg kg-1, 100 mg kg-1, 150 mg kg-1, 200 mg kg-1 e 250 mg kg-1 de P na forma de superfosfato triplo, 45% de P2O5), com quatro repetições. A aplicação do corretivo, sob a forma de reagentes puros [carbonato de cálcio (CaCO3) e carbonato de magnésio (MgCO3)], foi realizada 60 dias antes do plantio e os nutrientes foram aplicados na forma de solução. A colheita do experimento foi realizada 45 dias após o plantio. Os resultados demonstraram que o efeito da adição de P no solo manifestou-se mais sobre a parte aérea da planta do que sobre o sistema radicular. A elevação dos teores de P na planta aumentou a MSPA, enquanto a elevação dos teores de cálcio (Ca) e magnésio (Mg) acarretaram em redução. A variedade BR-5107 apresenta maiores taxas de absorção e utilização de P para a produção de MSPA da planta do que as demais variedades de milho.
Thesagro: Adubação
Fertilizante
Latossolo Vermelho
Milho
Nutrição Vegetal
Solo
Zea Mays.
Data Documento: 2016-10-26
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BOLETIMPD109Ainfo.pdf615,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace