Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1039620
Título: Avaliação da aptidão agroecológica das terras de paisagens montanhosas da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.
Autoria: CALDERANO FILHO, B.
POLIVANOV, H.
CALDERANO, S. B.
CHAGAS, C. da S.
CARVALHO JUNIOR, W. de
BARROSO, E. V.
DONAGEMMA, G. K.
BHERING, S. B.
PEREIRA, N. R.
Afiliação: BRAZ CALDERANO FILHO, CNPS; HELENA POLIVANOV, UFRJ; SEBASTIAO BARREIROS CALDERANO, CNPS; CESAR DA SILVA CHAGAS, CNPS; WALDIR DE CARVALHO JUNIOR, CNPS; EMÍLIO VELOSO BARROSO, UFRJ; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; SILVIO BARGE BHERING, CNPS; NILSON RENDEIRO PEREIRA, CNPS.
Ano de publicação: 2015
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2015.
Páginas: 47 p.
Conteúdo: A avaliação do potencial agrícola fornece informações relevantes para subsidiar o planejamento do uso das terras. O objetivo deste trabalho foi aplicar um conjunto de procedimentos para a avaliação do potencial agroecológico das terras em uma área montanhosa na região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ocupada por pequenos produtores rurais, em regime de agricultura familiar. Foram considerados, na avaliação agroecológica, informações de solos, geomorfologia, litologia, rede de drenagem, estrutura fundiária, uso e cobertura vegetal, declividade e unidades ambientais, extraídas de estudos anteriores. Essas informações foram incorporadas a um banco de dados desenvolvido no SIG e associadas com informações socioeconômicas de pluviosidade e áreas de proteção legal e, a partir dessas informações, avaliou-se a aptidão agroecológica por unidades ambientais delimitadas. O modelo de aptidão agroecológica considerado envolve a indicação de uso, manejo e sugestão de alternativas sustentáveis de utilização das terras com menor índice de agressão ao meio ambiente, de forma a incrementar a qualidade ambiental sem descuidar da integridade das terras. A metodologia usada foi adequada ao planejamento de áreas de relevo movimentado, pois, onde se identificou a ocorrência de compartimentos mais frágeis e problemáticos em função dos solos, da declividade, da suscetibilidade aos processos erosivos e ao maior grau de fragilidade ambiental, estes se encaixaram nas classes de aptidão inapta, restrita, preservação ambiental ou áreas de recomposição de matas.
Thesagro: Aptidão agrícola
Planejamento agrícola
Palavras-chave: Planejamento de uso da terra
Unidades ambientais
Planejamento ambiental
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 254).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD254AvaliacaoAptidaoSerranaRJ.pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace