Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1038262
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 23-Fev-2016
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: SILVA, A. F. da
MAY, A.
TARDIN, F. D.
PIMENTEL, L. D.
BEHLING, M.
Informaçães Adicionais: ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA, CNPMS; ANDRE MAY, CNPMS; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; LEONARDO DUARTE PIMENTEL, Universidade Federal de Viçosa; MAUREL BEHLING, CPAMT.
Título: Desempenho de genótipos de sorgo sacarino cultivados em diferentes épocas de semeadura no médio norte do Mato Grosso.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Páginas: 23 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 131).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Sorgo sacarino
Conteúdo: O sorgo sacarino surgiu como importante alternativa para a geração de biomassa na produção de etanol. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da época de semeio sobre a produção de sorgo sacarino na região meio norte do Mato Grosso, durante duas safras consecutivas. Foram instalados experimentos em Sinop/MT. Foram instalados dois experimentos, considerando uma cultivar de sorgo sacarino em cada experimento (BRS 506 e CMSXS 647), sob delineamento experimental de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas o ano de estudo (safra 2011/12e safra 2012/13) e as subparcelas as épocas de semeio (4 épocas, sendo a primeira realizada em novembro de cada ano e as demais 24, 92 e 127 dias após o primeiro semeio) em cada experimento. Para a cultivar BRS 506, na safra 2011/13, houve queda linear da massa fresca da parte aérea nos semeios mais tardios, caracterizando uma queda de 67% na produtividade do sorgo sacarino BRS 506 quando semeado 127 dias após o primeiro semeio, demonstrando que o mês de novembro é a época ideal de plantio da cultivar para a região de Sinop-MT. A cultivar CMSXS 647 apresentou o mesmo comportamento, com queda pronunciada na produtividade em semeios tardios, representada por 71 e 33% para os anos 2011/12 e 2012/13, respectivamente. As menores produtividades observadas em semeios tardios podem ter sido provocadas pelo menor desenvolvimento das plantas, já que houve uma redução na altura das plantas ao longo das épocas de semeio. A qualidade do caldo das cultivares de sorgo sacarino, avaliada pelo brix, não foi afetada pelas épocas de semeio estudadas.
Thesagro: Época de plantio
Recurso energético
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol131.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace