Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1038142
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 23-Fev-2016
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MENEZES, C. B. de
SANTOS, C. V.
JULIO, M. P. M.
SILVA, K. J. da
SALDANHA, D. C.
SILVA, C. H. T. e
TARDIN, F. D.
RODRIGUES, J. A. S.
Informaçães Adicionais: CICERO BESERRA DE MENEZES, CNPMS; CRISLENE VIEIRA SANTOS, Bolsista; MARCOS PAULO MINGOTE JULIO, Bolsista; KARLA JORGE DA SILVA, Bolsista; DOUGLAS CIRINO SALDANHA, Bolsista; CELSO HENRIQUE TUMA E SILVA, Bolsista; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS.
Título: Capacidade combinatória de linhagens de sorgo granífero cultivados em segunda safra.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2015.
Páginas: 24 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 127).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Nos programas de melhoramento genético de sorgo é comum o desenvolvimento de elevado número de linhagens, sendo a escolha das mais promissoras um dos principais desafios enfrentados pelos melhoristas. A técnica de cruzamentos dialélicos permite a seleção daquelas linhagens detentoras de atributos de maior interesse identificados com base em algumas combinações híbridas, não necessitando a realização de todos os cruzamentos possíveis. O objetivo do presente trabalho foi estimar as capacidades geral (CGC) e específica de combinação (CEC), para as características rendimento de grãos, altura de plantas e dias para florescimento de 50 linhagens de sorgo. Assim, foram avaliados 141 híbridos experimentais, oriundos do cruzamento de 47 linhagens macho-estéreis com 3 linhagens restauradoras. Como testemunha, utilizaram-se os híbridos comerciais BRS 330, DKB 550 e 1G244. Para a característica rendimento de grãos, os efeitos da CEC foram bem superiores aos da CGC, evidenciando a importância dos efeitos de dominância. Para dias para florescimento e altura de plantas, os efeitos de CGC foram bem superiores aos efeitos de CEC. Vinte e cinco linhagens macho-estéreis apresentaram CGC positivas para rendimento de grãos, com destaque para 0803085, 1105405-2, 1105417-2, 1105419-1, 1105419-2, 1105521-2 e 1105451-2, com contribuições no rendimento de grãos acima de 0,5 t.ha-1 nos híbridos em que participaram. A linhagem 9910032 foi a melhor restauradora por contribuir para aumentar o rendimento de grãos, reduzir os dias para florescimento e não aumentar a altura de plantas, nos híbridos em que participa. Vários híbridos superaram as testemunhas para todas as características.
Thesagro: Sorghum bicolor
Melhoramento vegetal
Safrinha
Ano de Publicação: 2015
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol127.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace