Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1029147
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 20-Nov-2015
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: ANDRADE NETO, R. de C.
NEGREIROS, J. R. da S.
FALEIRO, F. G.
JUNQUEIRA, K. P.
NOGUEIRA, S. R.
SANTOS, R. S.
ALMEIDA, U. O. de
RIBEIRO, A. M. A. de S.
Informaçães Adicionais: ROMEU DE CARVALHO ANDRADE NETO, CPAF-AC; JACSON RONDINELLI DA S NEGREIROS, CPAF-AC; FABIO GELAPE FALEIRO, CPAC; KEIZE PEREIRA JUNQUEIRA, SPM GGE; SONIA REGINA NOGUEIRA, CPAF-AC; RODRIGO SOUZA SANTOS, CPAF-AC; Ueliton Oliveira de Almeida, Ufac; Ana Maria Alves de Souza Ribeiro, Ufes.
Título: Recomendações técnicas para o cultivo do maracujazeiro-amarelo cvs. BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado.
Edição: 2015
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2015.
Páginas: 12 p.
Série: (Embrapa Acre. Comunicado técnico, 187).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Maracujá amarelo
Yellow passion fruit
Maracuyá amarillo
Recomendações técnicas
BRS Gigante Amarelo
BRS Sol do Cerrado
Senador Guiomard (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Passiflora edulis f flavicarpa
Prácticas de cultivo vegetal.
Conteúdo: O Acre tem uma área plantada com maracujá de 104 ha, produção de 827 toneladas e rendimento médio de 7,9 t ha-1 (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2014). As maiores áreas plantadas encontram-se em Brasileia, Rio Branco, Rodrigues Alves, Porto Acre e Acrelândia que juntas respondem por 49% da área plantada do estado. O caráter social da cultura do maracujá é de grande relevância, uma vez que é uma fruteira cultivada predominantemente em pequenos pomares, em média de 1 ha a 4 ha, promovendo a geração de empregos, absorção e fixação de mão de obra no meio rural (SOUZA et al., 2002). Existe uma forte demanda por essa cultura em indústrias de processamento de polpas, tendo em vista seu bom rendimento de suco, além de sua aceitação e procura por consumidores. As cooperativas de processamento de polpas de Rio Branco têm estimulado o cultivo dessa fruteira, com o objetivo de aumentar a oferta para as agroindústrias que chegam a importar a fruta de outros estados. Apesar da grande demanda, não existiam cultivares recomendadas para o estado. Esse fato estimulou estudos de introdução e avaliação para indicar materiais genéticos nas condições locais. Em 2011, a Embrapa Acre, em parceria com a Embrapa Cerrados, iniciou as pesquisas com a cultura do maracujazeiro por meio da introdução de algumas variedades híbridas que foram avaliadas durante 2 anos de cultivo. Dos genótipos estudados, o BRS Gigante Amarelo e o BRS Sol do Cerrado se destacaram em termos de produtividade e qualidade de frutos. Essas variedades foram obtidas a partir de melhoramento genético desenvolvido pela Embrapa Cerrados e já foram recomendadas para o Cerrado brasileiro. Na região de Senador Guiomard, Acre, local de condução dos estudos, quando submetidas à adoção de tecnologias, como podas, adubação, irrigação, polinização manual e controle das principais pragas e doenças, essas variedades alcançam produtividades próximas a 48 toneladas por hectare no primeiro ano e 30 toneladas no segundo.
Thesagro: Plantio
Passiflora edulis flavicarpa
Maracujá Peroba
Prática cultural.
NAL Thesaurus: Plant cultural practices.
Ano de Publicação: 2015
ISSN: 0100-8668
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25791.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace