Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1019947
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Prosa Rural (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Prosa Rural (INFOTECA-E)
Title: COMO diminuir os danos da brusone no trigo: programa 25: Sul.
Publisher: In: PROGRAMA Prosa Rural: Sul: julho. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2015.
Language: pt_BR
Notes: Programa de rádio.
Description: A brusone é uma das principais doenças que limita o crescimento do cultivo de trigo no Brasil. Atualmente, é considerada uma doença economicamente importante, com danos que podem comprometer até 60% da produção no Brasil, na Bolívia e no Uruguai. Como o fungo depende de umidade e altas temperaturas para se instalar, a doença é fator limitante para a expansão da cultura nas condições do Brasil Central, principalmente nos sistemas de sequeiro. A brusone, também é conhecida como branqueamento de espiga, é causada por fungos, e é uma das principais doenças de espiga de trigo e de espiga de cevada, a doença pode afetar várias partes da planta, como as folhas e espigas, sendo mais comum em espigas. Em meio de cultura, o crescimento do fungo apresenta-se cor de cinza e produz conídios característicos em forma de pera com até três células. A doença gera reduções no rendimento e na qualidade de grãos. Em trigo, quando a infecção é precoce (início das fases de florescimento e enchimento de grão), os grãos, se houver, apresentam-se deformados, pequenos e com baixo peso específico, e a maioria é eliminada nos processos de colheita e de beneficiamento.
Thesagro: Brusone
Trigo
Fungo
Cevada
Espiga
Conídio
Data Created: 2015-07-16
Appears in Collections:Prosa Rural (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
10PGM25SUL.mp37,04 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace