Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015035
Research center of Embrapa/Collection: Área de Informação da Sede - Prosa Rural (INFOTECA-E)
Date Issued: 2015
Type of Material: Prosa Rural (INFOTECA-E)
Title: QUINTAIS agroflorestais: um novo jeito de fazer agricultura familiar: programa 15: Nordeste/Vale do Jequitinhonha.
Publisher: In: PROGRAMA Prosa Rural: Nordeste/Vale do Jequitinhonha: maio. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Salvador: EBDA, 2015.
Language: pt_BR
Notes: Programa de rádio.
Keywords: Produção agroecológica
Quintal agroflorestal
SAFs
Ecossisrtema.
Description: Os Quintais Agroflorestais ou Safs se tornam alternativas interessantes para agricultores que buscam obter uma exploração economicamente viável e intensiva, utilizando-se de uma diversidade de espécies em vários estratos, numa mesma área. sendo uma técnica viável para a agricultura familiar;Reúnem culturas alimentares e essências florestais, além de preconizar a diversificação, possibilita a adoção de tecnologias adaptadas à realidade local, de maneira que a agricultura familiar seja uma atividade geradora de renda e proporcione melhoria na qualidade de vida em todos os aspectos, sociais, econômicos, culturais e ambientais. Ecologicamente, são parecidos com os ecossistemas naturais, devido à alta diversidade de espécies, capacidade de captar luz solar, controle biológico, reciclagem de nutrientes do solo e redução da erosão.Considerando que os Quintais agroflorestais promovem a biodiversidade e sustentabilidade da produção, sendo uma ferramenta facilitadora no processo da transição agroecológica para os agricultores familiares envolvidos nos trabalhos dos Quintais do Recôncavo Baiano Com o desenvolvimento dos trabalhos e as práticas agroecológicas dentro da unidade de demonstração. Os Sistemas Agroflorestais abrangem todos os aspectos da produção agroecológica, e se mostraram excelentes ferramentas para implementar o processo de transição. Através dos SAF's ou Quintais agreecologicos é possível consolidar o caminho para uma agricultura de base ecológica, que propõe mudanças não só no sistema de produção, mas uma profunda transformação das relações do homem com a terra e do homem consigo mesmo.
Thesagro: Agricultura familiar
Biodiversidade.
Data Documento: 2015-05-07
Appears in Collections:Prosa Rural (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)

Files in This Item:
File SizeFormat 
04PGM15NORDESTE.mp37,05 MBUnknownView/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace