Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1010064
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 26-Fev-2015
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: PEDREIRA, B. da C. C. G.
FIDALGO, E. C. C.
CARNEIRO, M. J. T.
Informaçães Adicionais: BERNADETE DA CONCEICAO C G PEDREIRA, CNPS; ELAINE CRISTINA CARDOSO FIDALGO, CNPS; MARIA JOSÉ TEIXEIRA CARNEIRO, UFRRJ.
Título: Desenvolvimento do agroturismo em Cachoeiras de Macacu, RJ: subsídios ao planejamento da atividade agroturística associada à produção agropecuária de base familiar.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2014.
Páginas: 82 p.
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 244).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O Município de Cachoeiras de Macacu está situado numa região que exibe grande riqueza de atributos naturais, apresentando vocação para a exploração de atividades turísticas de cunho rural e ecológico, e ainda, por desenvolver agropecuária expressiva, apresenta potencial para explorar o segmento do turismo associado às atividades produtivas do meio rural (agricultura, pecuária e silvicultura), o agroturismo. Entretanto, para que a atividade seja sustentável, requer planejamento, sendo necessário um estudo prévio de viabilidade, que considere aspectos físicos, sociais, culturais, econômicos e ambientais. Face a isso, este estudo teve por objetivo fazer um levantamento diagnóstico sobre as potencialidades e limitações do Município de Cachoeiras de Macacu em relação ao agroturismo; e com base nisso, elaborar um plano preliminar para subsidiar o desenvolvimento da atividade. Para tanto, foram compilados dados secundários e primários. Os dados secundários consultados referem-se a resultados de pesquisas e estudos realizados nos últimos 10 anos na região pela Embrapa Solos e outras instituições de pesquisa e/ou ensino, e de projetos que complementam e integram temas de interesse comum. Os dados primários foram coletados junto aos atores locais (produtores rurais familiares e seus representantes, funcionários de instituições públicas, empreendedores rurais, proprietários de meios de hospedagem, entre outros), por meio de campanhas de campo realizadas entre 2012 e 2014, nas comunidades rurais produtivas com base na agricultura familiar. O conjunto de dados inventariados e a síntese do diagnóstico obtido serviram de base para a elaboração do plano preliminar. A presente versão intitulada: "Plano Preliminar para o Desenvolvimento do Agroturismo em Cachoeiras de Macacu, RJ" representa um primeiro passo para orientar o planejamento do agroturismo integrado à produção agropecuária de base familiar no município. Sua efetivação envolve os poderes públicos estaduais e municipais e deve ser impulsionado pela comunidade, para garantir que a atividade se desenvolva em harmonia com suas expectativas e anseios.
Thesagro: Indústria agrícola
Turismo
Agricultura familiar
Ano de Publicação: 2014
ISSN: 1678-0892
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD244DesenvAgroturismoCachMacacu.pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace