Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008602
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 12-Fev-2015
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MENDES, S. M.
RODRIGUES, J. A. S.
SANTOS, C. D. dos
RODRIGUES, G. T.
VIANA, P. A.
BARBOSA, T. A. N.
ARAUJO, O. G.
VILELA, M.
OLIVEIRA, M. F. de
Informaçães Adicionais: SIMONE MARTINS MENDES, CNPMS; JOSE AVELINO SANTOS RODRIGUES, CNPMS; CHRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS, BOLSISTA; GEOVANE TEIXEIRA RODRIGUES, BOLSISTA; PAULO AFONSO VIANA, CNPMS; TATIANE APARECIDA NASCIMENTO BARBOSA, BOLSISTA; OTAVIO GABRIEL ARAUJO, BOLSISTA; MICHELLE VILELA, BOLSISTA; MAURILIO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPMS.
Título: Bioecologia e injúrias de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) em milheto.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Páginas: 23 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 102).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Lagarta-do-cartucho.
Conteúdo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar a suscetibilidade de quatro genótipos de milheto (Sauna B, BRS 1501, BRS 1502 e BRS 1503) ao ataque de uma das pragas de maior importância para a cultura, que é a lagarta-do-cartucho-do-milho, Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Para tanto, avaliaram-se os aspectos biológicos da lagarta-do-cartucho em casa de vegetação nos quatro genótipos de milheto supracitados, usando como padrão de comparação um genótipo de milho (Zea mays) BRS 1030 e outro de sorgo granífero BRS310/BRS330 (Sorghum bicolor).As maiores sobrevivência e biomassade lagartas foram encontradas no genótipo de milheto BRS 1501, contudo, as maiores notas de injúria nas plantas foram observadas em milho, tanto no ensaio de casa de vegetação quanto em campo. Assim, conclui-se que apesar de o milheto ser um bom hospedeiro para as lagartas, as plantas não são tão suscetíveis quanto o milho. Isso se deve provavelmente à velocidade de crescimento do milheto, que lança novas folhas e perfilha mais que o milho. Esses resultados são importantes para manejo de pragas em locais que se usa milheto como opção para palhada, pois essa lavoura pode manter um número de lagartas em campo sem que as plantas mostrem sintomas de injúrias severos.
Thesagro: Praga de planta
Lagarta
Controle integrado.
NAL Thesaurus: Insect larvae
plant pests.
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol102.pdf3,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace