Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1007538
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Data do documento: 3-Fev-2015
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: COSTA, R. V. da
COTA, L. V.
SILVA, D. D. da
PARREIRA, D. F.
CASELA, C. R.
LANDAU, E. C.
FIGUEIREDO, J. E. F.
Informaçães Adicionais: RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS; LUCIANO VIANA COTA, CNPMS; DAGMA DIONISIA DA SILVA, CNPMS; DOUGLAS FERREIRA PARREIRA, BOLSISTA; CARLOS ROBERTO CASELA; ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; JOSE EDSON FONTES FIGUEIREDO, CNPMS.
Título: Raças de Colletotrichum graminicola patogênicas ao milho no Brasil.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Páginas: 31 p.
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 96).
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A antracnose, causada pelo fungo Colletotrichum graminicola (Ces.) Wilson, é uma das doenças mais importantes do milho no Brasil, especialmente em sistema de plantio direto sem rotação de culturas. Neste sistema, os restos culturais de milho presentes na área elevam o potencial de inóculo desse fungo ao longo do tempo. O uso da resistência genética é a estratégia mais adequada e vantajosa para o controle da antracnose. No entanto, a eficácia e a durabilidade dessa prática dependem do conhecimento sobre a variabilidade genética de C. graminicola. Neste estudo, 15 genótipos de milho foram inoculados com 190 isolados monospóricos de C. graminicola coletados de folhas infectadas de plantas de milho cultivadas em sete áreas ecogeográficas brasileiras. Foram identificadas cinco raças de C. graminicola, e onze genótipos de milho foram suscetíveis a todos os isolados. Os resultados indicaram que tanto o número de isolados do patógeno quanto o número de genótipos a serem testados são fundamentais para a identificação precisa de raças C. graminicola. Este é o primeiro estudo que mostra a ocorrência de raças de C. graminicola no Brasil.
Thesagro: Milho
Zea mays
Antracnose
Doença de planta
Ano de Publicação: 2014
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol96.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace