Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1007022
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 28-Jan-2015
Tipo do Material: Comunicado Técnico (INFOTECA-E)
Autoria: COSTA, F. de S.
CAMPOS FILHO, M. D.
SANTIAGO, A. C. C.
MAGALHÃES, I. B.
CORDEIRO, L. da S.
LIMA, A. P. de
MAIA, G. R.
SILVA, E. P.
KLEIN, M. A.
SILVA, F. de A. C.
BARDALES, N. G.
QUEIROZ, L. R.
BRITO, E. de S.
Informaçães Adicionais: FALBERNI DE SOUZA COSTA, CPAF-AC; MANOEL DELSON CAMPOS FILHO, CPAF-AC; ANTÔNIO CLEBSON CAMELI SANTIAGO, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar; IZANETE BATISTA MAGALHÃES, Secretaria de Estado de Agropecuária; LÍVIA DA SILVA CORDEIRO; ALDAIR PEREIRA DE LIMA, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar; GENILSON RODRIGUES MAIA, Secretaria de Estado de Agropecuária; EDENILSON PINHEIRO SILVA, Caixa Econômica Federal; MARCELO ANDRE KLEIN, CPAF-AC; FRANCISCO DE ASSIS CORREA SILVA, CPAF-AC; NILSON GOMES BARDALES, Instituto de Mudanças Climáticas; LUCIANO RODRIGUES QUEIROZ, CPAFAC; ERBESSON DE SOUZA BRITO, Universidade do Estado de Santa Catarina.
Título: Agricultura conservacionista na produção familiar de mandioca e milho no Juruá, Estado do Acre: efeitos da adoção nos resultados de safras de 2006 a 2014.
Edição: 2014
Fonte/Imprenta: Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2014.
Páginas: 10 p.
Série: (Embrapa Acre. Comunicado técnico, 186).
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agricultura conservacionista
Derruba e queima
Juruá (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Rendimiento de los cultivos.
Explotación agrícola familiar
Maiz
Prácticas de conservación de agrícolas
Conteúdo: As formas e as etapas atuais do uso do solo no Juruá, uma das regionais de desenvolvimento do Estado do Acre, não diferem do resto da Amazônia Brasileira. Envolvem o sistema de derruba e queima da floresta, tanto primária quanto secundária, o uso geral do solo em monocultivo e/ou em sucessão por períodos de até 5 anos com culturas exigentes em fertilidade do solo (arroz, feijão e milho nos dois primeiros anos) e depois com mandioca, menos exigente e tolerante à acidez do solo. O fogo é utilizado para limpeza da área a ser cultivada. Não é comum o uso de corretivos para redução da acidez e de fertilizantes visando ao aumento de teores e/ou reposição de nutrientes exportados em processos naturais e/ou antrópicos de decomposição da matéria orgânica do solo e nas colheitas. O uso da mecanização com frequência para preparo do solo é recente, mas não tem alcançado os resultados esperados pelos produtores. A eliminação de ervas daninhas nos cultivos em desenvolvimento é realizada com capina manual. Após os 5 anos de uso, o solo é deixado para descanso por períodos também de até 5 anos, quando então é novamente utilizado para a produção, geralmente, também no sistema de derruba e queima.
Thesagro: Agricultura familiar
Rendimento
Zea mays
Milho
Manihot esculenta
Mandioca
Cultivo Migratório.
NAL Thesaurus: Cassava
Shifting cultivation
Crop yield.
Family farms
Agricultural conservation practice
Corn
Ano de Publicação: 2014
ISSN: 0100-8668
Aparece nas coleções:Comunicado Técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
25424.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace