Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1002769
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: LANDAU, E. C.
GUIMARAES, D. P.
SOUZA, D. L. de
Additional Information: ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS; DENISE LUZ DE SOUZA, ESTAGIÁRIA.
Title: Caracterização ambiental das áreas com agricultura irrigada por pivôs centrais na região do Matopiba - Brasil.
Publisher: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Pages: 43 p.
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 99).
Language: pt_BR
Description: Foram mapeadas as áreas irrigadas por pivôs centrais em 2013 na Região do MATOPIBA, através da identificação visual, com base no mosaico formado por imagens do satélite Landsat 8 ? OLI / TRS de 2013, exibido no programa Google Earth. A partir da sobreposição com mapas de clima, bioma, solos e relevo, foram observadas características ambientais dessas áreas. Foram identificados 1.401 pivôs centrais, ocupando uma área irrigada de 138.087,91 ha. Quase 90% dos pivôs concentram-se no oeste do Estado da Bahia, na Bacia do Rio São Francisco, principalmente nos municípios de Barreiras (338 pivôs, 34.714,68 ha irrigados), São Desidério (321 pivôs, 33.488,18 ha irrigados) e Luis Eduardo Magalhães (167 pivôs, 14.955,29 ha), todos do Estado da Bahia. Os municípios com maior número de pivôs nos outros Estados foram: Balsas / MA (36 pivôs, 2.148,08 ha irrigados), Pedro Afonso / TO (31 pivôs, 4.088,87 ha irrigados) e Guadalupe / PI (7 pivôs, 421,26 ha irrigados). Mais da metade dos pivôs apresentou tamanhos entre 96 e 115 ha. A maioria dos pivôs ocorre em áreas de clima subúmido, com temperaturas médias mensais sempre maiores do que 18oC e 4-6 meses de estiagem, no Bioma Cerrado, sobre latossolos amarelos distróficos de textura média e áreas relativamente planas. A Região é considerada de grande interesse para expansão da fronteira agrícola, com o aumento da agricultura irrigada. Apesar do benefício potencial da irrigação para a produção agrícola do país, estratégias para promover o aumento da produção agrícola irrigada devem considerar restrições relacionadas com a destinação prévia de áreas para outros fins e a disponibilidade, qualidade e conflitos de uso da água das bacias hidrográficas em que estão inseridas. Ações estimulando a melhoria da qualidade da água, conservação de nascentes e Áreas de Preservação Permanente, bem como o uso eficiente dos recursos hídricos contribuirão para a melhoria da qualidade e quantidade de água disponível, sendo fundamentais para a sustentabilidade e expansão potencial da agricultura irrigada na Região.
Thesagro: Irrigação
Agricultura
Produtividade
Equipamento de irrigação
Data Documento: 2014-12-16
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol99.pdf8,26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace