Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1151005
Título: Arroz do litoral norte gaúcho primeira denominação de origem brasileira.
Autoria: NABINGER, C.
SANT'ANNA, D. M.
Afiliação: CARLOS NABINGER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul; DANILO MENEZES SANT ANNA, CPPSUL.
Ano de publicação: 2022
Referência: In: FERRONATTO, E. M. de O. (org.). Indicações geográficas do Rio Grande do Sul registradas até março de 2021. Brasília, DF: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2022.
Páginas: p. 53-70.
Conteúdo: Há quase um século, a região do litoral norte gaúcho se destaca pela produção de um arroz qualitativamente diferenciado. Nessa região, em que a tradicional atividade rural era fundamentalmente pecuária, o cultivo do arroz se instalou no início do século passado, devido às terras planas e à riqueza em águas que facilitam a irrigação. Pouco a pouco, a lavoura orizícola se tornou a atividade agrícola mais importante, mas sem excluir a pecuária e outras culturas como a cebola e, mais recentemente, a silvicultura. Aspectos relacionados à vitricidade, porcentagem de grãos inteiros e alto rendimento de panela marcaram a diferenciação desse produto, que caiu na preferência dos consumidores e determinou historicamente maiores preços pagos aos produtores. Portanto, o reconhecimento do mercado foi a primeira consideração que levou os produtores da região a buscarem um selo que atestasse essas qualidades como intrínsecas à localidade de produção.
Thesagro: Arroz
Palavras-chave: Indicação geográfica
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPPSUL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
download-2.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace