Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1112462
Título: Armazenagem de água em solo infectado com fusário e cultivado com maracujazeiro, cultivar brs rubi em quatro combinações copa:enxerto maracujazeiro, cultivar brs rubi em quatro combinações copa:enxerto.
Autoria: JESUS, M. C. de
BRITO, A. dos S.
GOMES, F. da S.
CARDOSO, S. C.
Afiliação: MARCELO COUTO DE JESUS, IF Baiano; ALEXSANDRO DOS SANTOS BRITO, If Baiano; FLAVIO DA SILVA GOMES, IF Baiano; SUANE COUTINHO CARDOSO, IF Baiano.
Ano de publicação: 2018
Referência: in: AZUFFO, A. M.; AGUILERA, J. G. (Org.). Solos nos biomas brasileiros. Ponta Grossa: Atena, 2018. Cap. 4, p. 37-49. Formato eletrônico. (Solos nos biomas brasileiros, v. 1).
Conteúdo: Diante da necessidade de avaliar o comportamento físico-hídrico do solo e a resposta fitotécnica do maracujá, o trabalho objetivou monitorar a armazenagem de água em um Latossolo Vermelho Amarelo, infectado por fusário e cultivado com maracujazeiro, cultivar BRS Rubi, enxertado em quatro portaenxertos (P. gibertii, P. alata, P. nítida e HFOP-08), além do pé-franco do BRS Rubi. Para tanto, o delineamento estatístico foi em blocos aleatorizados, composto por cinco tratamentos e três repetições, totalizando 45 tensiômetros. A área experimental está localizada no Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi (coordenadas geográficas: 14°1330 S; 42°4653” W; altitude de 525 m; precipitação pluvial média de 663,69 mm e temperatura média de 26°C). O sistema de cultivo foi irrigado por gotejamento. Como o sistema radicular efetivo do maracujá encontra-se a uma profundidade de 0,3 a 0,35 m, o volume de controle de solo utilizado para o estudo da armazenagem da água teve como limite superior a superfície do solo e como limite inferior profundidade de 0,4 m. Para a determinação dos perfis de umidade do solo ao longe da ciclo da cultura e posterior armazenagem de água foram utilizados tensiômetros. Para tanto, foram instalados tensiômetros nas profundidades de 0,3; 0,4 e 0,5 m, sendo que o cálculo da armazenagem de água foi feito pelo método do trapézio, após transformação dos potenciais mátricos em conteúdo de água no solo, por meio da curva de retenção da água no solo. A maior produtividade observa-se no tratamento HFOP + BRS Rubi atingindo 2.391,84 kg ha-1, obtendo assim menores valores de água armazenada no solo. O tratamento NÍTIDA + BRS Rubi afere maior armazenagem de água nas camadas 0-0,5; 0-0,4; 0,3-0,5 m, respectivamente.
Thesagro: Solo
Maracujá
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EbookSolosnosBiomasBrasileiros.pdf8,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace