Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139969
Título: FABRICAÇÃO de doces de frutas.
Ano de publicação: 2014
Referência: Rio de Janeiro: Eletrobras, 2014.
Páginas: 87 p.
Conteúdo: A implantação de pequenas indústrias no meio rural é um processo que traz novos desafios para o homem do campo, afinal, fabricar alimentos processados é diferente de plantar e colher. Dessa forma, para que a comunidade projete e instale uma unidade, é necessário que seus produtores tenham o conhecimento sobre as principais características que o empreendimento idealizado deve possuir para ser implantado e operado adequadamente, de modo a obter produtos com a qualidade que o mercado procura e com a segurança sanitária que a legislação exige. Assim, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, a Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou a Embrapa Agroindústria de Alimentos e outras consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências de CCPs, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades rurais e permitir que pequenos produtores apresentem seus projetos e utilizem a energia elétrica com eficiência em seus processos produtivos. Nesse volume, para você, que deseja desenvolver junto com seus vizinhos um Centro Comunitário de Produção para a Fabricação de Doces de Frutas (geleias, compotas e massas), nós vamos detalhar um projeto de referência para a implantação de um empreendimento com capacidade para fabricar 300Kg/dia de doces de frutas, apresentando as etapas de produção e informações úteis para a obtenção de um produto com as condições próprias para os consumidores. Os doces e as geleias são bons exemplos de alimentos conservados pelo uso do açúcar. Especialmente após aquecimento, o açúcar é um bom agente de conservação dos produtos alimentícios. A presença do açúcar cria condições desfavoráveis para o crescimento e a reprodução de muitas bactérias, bolores e leveduras. Mas, como todo alimento processado, os doces e as geleias devem receber um tratamento complementar para sua conservação. A geleia de fruta é preparada com frutas, sucos ou extratos aquosos. Inteiras, em partes ou em pedaços, são formuladas com açúcares, com ou sem adição de água, pectina, ácidos e outros ingredientes, tais como licores, méis e especiarias. Deve ser processada até atingir uma consistência semissólida.
Thesagro: Tecnologia de Alimento
Processamento
Fruta
Doce
Série: (Centros Comunitários de Produção).
Notas: Elaborado com base em trabalho desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Texto original elaborado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos para as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA. A Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou a Embrapa Agroindústria de Alimentos e outras consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências de CCPs, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades rurais e permitir que pequenos produtores apresentem seus projetos e utilizem a energia elétrica com eficiência em seus processos produtivos.
Tipo do Material: Manuais
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Outras publicações (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual-CCP-Fabricacao-de-Doces-de-Frutas.pdf29,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace