Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1134642
Título: Parâmetros morfológicos e produtivos da cultura do milho inoculado com bactérias promotoras de crescimento vegetal em Teresina, PI.
Autor: ALCANTARA, R. M. C. M. de
SOUSA, T. S. de
PERES, T. de L.
OLIVEIRA, A. K. da S.
SILVA, E. A. da
COSTA, P. M.
Afiliación: ROSA MARIA CARDOSO M DE ALCANTARA, CPAMN; THAÍS SANTIAGO DE SOUSA, Universidade Estadual do Piauí/Embrapa Meio-Norte, Teresina, PI; THAÍS DE LIMA PERES, Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, Presidente Dutra-MA; ANA KARLA DA SILVA OLIVEIRA, Universidade Federal do Maranhão, Chapadinha, MA.; EDUARDO AROUCHE DA SILVA, ESALQ-USP, Piracicaba, SP; PAULA MUNIZ COSTA, Universidade Federal do Maranhão, Chapadinha, MA.
Año: 2021
Referencia: Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2021.
Páginas: 30 p.
Descripción: O milho constitui-se em um dos produtos de maior versatilidade no processo de sustentabilidade alimentar. Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito da inoculação de bactérias promotoras de crescimento vegetal (BPCV) sobre os parâmetros morfológicos e produtivos da cultura do milho. O experimento foi conduzido em Teresina, PI, no delineamento experimental em blocos ao acaso, com cinco repetições e seis tratamentos: T1- Azospirillum brasilense (Ab V5); T2 - Herbaspirillum seropedicae (BR 11417); T3 - Ab V5 + N-mineral; T4 - BR 11417 + N-mineral; T5 - N-mineral; e T6 - Testemunha. Os parâmetros avaliados foram: diâmetro basal do colmo (DC), altura da planta (AP), massa seca da parte aérea (MSPA), comprimento de raiz (CR), massa seca de raiz (MSR), altura de inserção da primeira espiga (AIPE), índice de área foliar (IAF), massa da espiga (ME), massa do sabugo (MS), massa de grãos por espiga (MGE), massa de 1.000 grãos (MMG) e rendimento médio (RM). A estirpe BR 11417 associada ao N-mineral favoreceu o desenvolvimento de DC e de MSR. O IAF apresentou desenvolvimento favorável em resposta ao N, enquanto a estirpe Ab V5 inoculada em associação ao N-mineral promoveu incrementos na ME e no RM. Conclui-se que os inoculantes avaliados incrementam a altura do milho, porém não aumentam proporcionalmente a sua produtividade.
Thesagro: Inoculante
Bactéria
Biologia do Solo
Zea Mays
Palabras clave: Bioinsumo
Citación: (Embrapa Meio-Norte. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 131).
ISSN: 1413-1455
Tipo de Material: Folhetos
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAMN)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ParametrosMorfologicosProdutivosMilhoInoculadoBP131.2021.pdf700,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace