Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132965
Título: Breve análise do impacto da pandemia da covid-19 sobre as indústrias de processamento de pescado.
Autoria: CHICRALA, P. C. M. S.
SANTOS, V. R. V. dos
LIMA, L. K. F. de
SOUSA, D. N. de
KATO, H. C. de A.
UMMUS, M. E.
VALE, T. M. do
Afiliação: PATRICIA COSTA M SOARES CHICRALA, CNPASA; VIVIANE RODRIGUES V DOS SANTOS, CNPASA; LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; TELMA MARIA DO VALE.
Ano de publicação: 2021
Referência: In: FREITAS, P. G. de; MELLO, R. G. (Org.). Pandemia COVID-19 no Brasil: políticas públicas e demandas sociais. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021.
Páginas: p. 155-166.
Conteúdo: O isolamento social é considerado fundamental para a frear a evolução da Covid-19. Essa medida restritiva provocou uma queda nos serviços de alimentação e em seus respectivos canais de distribuição. Como uma forma de superar as dificuldades da pandemia, as indústrias de alimentos de uma maneira geral, precisaram inventar novos produtos e adotar diferentes técnicas de marketing e logística. Em relação as indústrias de pescado, a implantação de protocolos higiênico-sanitários mais seguros e restritos tornaram-se obrigatórios para o funcionamento, sempre com o objetivo de se preservar a saúde de seus colaboradores. Devido a necessidade de se caracterizar as unidades de beneficiamento de peixes brasileiras, bem como entender o processamento do pescado pré e pós pandemia, a equipe da Embrapa Pesca e Aquicultura elaborou uma série de estudos sobre esta temática. No caso deste artigo, o objetivo foi analisar os impactos causados pela pandemia sobre a rotina das empresas de beneficiamento de pescado no Brasil. As informações foram direcionadas à representantes de unidades de beneficiamento na região Norte, Nordeste e Centro Oeste. No total,13 empresas aceitaram participar da pesquisa e as repostas foram obtidas por contatos telefônicos ou e-mail. Face a apreciação dos dados, um dos pontos relevantes foi de que a maioria das indústrias manteve o seu quadro de funcionários sem qualquer necessidade de demissões. Um comportamento similar foi observado em relação ao não fechamento das empresas. Já com relação à necessidade de suspensão das atividades por 30, 60 dias ou férias compulsórias de 30 dias, alguns relatos foram observados. Extraiu-se com o estudo que durante o período pandêmico, a indústria de beneficiamento de pescado, nas 3 regiões estudadas, permaneceu com a oferta de pescado aos consumidores com pouca variação de preço final.
Thesagro: Peixe
Políticas Públicas
Consumo Alimentar
Indústria Pesqueira
Palavras-chave: Unidades de beneficiamento
Covid-19
ISBN: 978-65-89950-13-4
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cap11-v2.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace