Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132965
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCHICRALA, P. C. M. S.
dc.contributor.authorSANTOS, V. R. V. dos
dc.contributor.authorLIMA, L. K. F. de
dc.contributor.authorSOUSA, D. N. de
dc.contributor.authorKATO, H. C. de A.
dc.contributor.authorUMMUS, M. E.
dc.contributor.authorVALE, T. M. do
dc.date.accessioned2021-07-15T14:05:16Z-
dc.date.available2021-07-15T14:05:16Z-
dc.date.created2021-07-15
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationIn: FREITAS, P. G. de; MELLO, R. G. (Org.). Pandemia COVID-19 no Brasil: políticas públicas e demandas sociais. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2021.
dc.identifier.isbn978-65-89950-13-4
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1132965-
dc.descriptionO isolamento social é considerado fundamental para a frear a evolução da Covid-19. Essa medida restritiva provocou uma queda nos serviços de alimentação e em seus respectivos canais de distribuição. Como uma forma de superar as dificuldades da pandemia, as indústrias de alimentos de uma maneira geral, precisaram inventar novos produtos e adotar diferentes técnicas de marketing e logística. Em relação as indústrias de pescado, a implantação de protocolos higiênico-sanitários mais seguros e restritos tornaram-se obrigatórios para o funcionamento, sempre com o objetivo de se preservar a saúde de seus colaboradores. Devido a necessidade de se caracterizar as unidades de beneficiamento de peixes brasileiras, bem como entender o processamento do pescado pré e pós pandemia, a equipe da Embrapa Pesca e Aquicultura elaborou uma série de estudos sobre esta temática. No caso deste artigo, o objetivo foi analisar os impactos causados pela pandemia sobre a rotina das empresas de beneficiamento de pescado no Brasil. As informações foram direcionadas à representantes de unidades de beneficiamento na região Norte, Nordeste e Centro Oeste. No total,13 empresas aceitaram participar da pesquisa e as repostas foram obtidas por contatos telefônicos ou e-mail. Face a apreciação dos dados, um dos pontos relevantes foi de que a maioria das indústrias manteve o seu quadro de funcionários sem qualquer necessidade de demissões. Um comportamento similar foi observado em relação ao não fechamento das empresas. Já com relação à necessidade de suspensão das atividades por 30, 60 dias ou férias compulsórias de 30 dias, alguns relatos foram observados. Extraiu-se com o estudo que durante o período pandêmico, a indústria de beneficiamento de pescado, nas 3 regiões estudadas, permaneceu com a oferta de pescado aos consumidores com pouca variação de preço final.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectUnidades de beneficiamento
dc.subjectCovid-19
dc.titleBreve análise do impacto da pandemia da covid-19 sobre as indústrias de processamento de pescado.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroPeixe
dc.subject.thesagroPolíticas Públicas
dc.subject.thesagroConsumo Alimentar
dc.subject.thesagroIndústria Pesqueira
dc.format.extent2p. 155-166.
riaa.ainfo.id1132965
riaa.ainfo.lastupdate2021-07-15
dc.contributor.institutionPATRICIA COSTA M SOARES CHICRALA, CNPASA; VIVIANE RODRIGUES V DOS SANTOS, CNPASA; LEANDRO KANAMARU FRANCO DE LIMA, CNPASA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA; HELLEN CHRISTINA DE ALMEIDA KATO, CNPASA; MARTA EICHEMBERGER UMMUS, CNPASA; TELMA MARIA DO VALE.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cap11-v2.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace