Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/157819
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Date Issued: 2004
Type of Material: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E)
Authors: PARANHOS, B. A. J.
BARBOSA, F. R.
HAJI, F. N. P.
ALENCAR, J. A. de
MOREIRA, A. N.
Additional Information: BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA; FLAVIA RABELO BARBOSA MOREIRA, CPATSA; FRANCISCA NEMAURA PEDROSA HAJI, CPATSA; JOSE ADALBERTO DE ALENCAR, CPATSA; ANDREA NUNES MOREIRA, CEFET.
Title: Monitoramento de moscas-das-frutas e o seu manejo na fruticultura irrigada do Submédio São Francisco.
Publisher: In: FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA IRRIGADA - FENAGRI, 2004, Petrolina. Minicursos: apostilas. Petrolina : Embrapa Semi-Árido, 2004.
Language: pt_BR
Keywords: Monitoramento
Submédio São Francisco
Inseto estéril
Manejo integrado
Integrated pest managment.
Fruit
Description: A mosca-das-frutas é uma das principais pragas na fruticultura mundial. No Brasil as mais importantes compreendem várias espécies do gênero Anastrepha e a Ceratitis capitata. Esta última foi encontrada pela primeira vez no Brasil, em 1905 e é a mais nociva, pois devido ao fato de apresentar alta prolificidade e agressividade, ocupa hoje todo o território Nacional. Elas causam danos diretos na produção de frutos, já que as larvas se alimentam da polpa, deixando-os inviáveis tanto para o consumo ?in natura? ou industrialização e danos indiretos através de barreiras quarentenárias impostas por países importadores de frutos frescos. O Brasil ocupa a sétima posição na lassificação mundial de produtores de manga e a segunda posição como exportador, superado apenas pelo México. A Índia participa com 43% da produção global. Depois da Índia, a China e o México são os mais importantes. A Tailândia, a Indonésia e o Paquistão estão colocados em quarto, quinto e sexto lugar, respectivamente. A área plantada no Brasil é de aproximadamente 70.000 ha, sendo 60% da área cultivada no NE (Pinto, 2002). A produção brasileira de manga tipo exportação é concentrada em cinco estados: Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e São Paulo. As condições favoráveis de clima, solo, localização, disponibilidade e qualidade de água para a irrigação, preço da terra e custo da mão de obra, conferem à região semi-árida vantagens em relação às demais e explica sua liderança absoluta na produção e exportação dessa fruta, possibilitando a colheita da manga exatamente nas entressafras de outras regiões, tanto no mercado interno quanto no externo. Apresentamos o seguinte: Moscas das frutas, descrição biologia, Plantas hospedeiras, sintomas e danos, monitoramento, interpretação dos resultados da captura, nível de ação, medidas de controle.
Thesagro: Fruticultura
Mosca das frutas
Ceratitis Capitata.
NAL Thesaurus: Pest control.
Data Documento: 2006-11-01
Appears in Collections:Folder / Folheto / Cartilha (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OPB702.pdf391,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace