Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1129811
Title: Integração lavoura-pecuária: consórcios forrageiros na entressafra.
Authors: WRUCK, F. J.
PEDREIRA, B. C. e
OLIVEIRA JUNIOR, O. L. de
BEHLING NETO, A.
DOMICIANO, L. F.
Affiliation: FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT
BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT
ORLANDO LUCIO DE OLIVEIRA JUNIOR, CPAMT
ARTHUR BEHLING NETO, UFMT, Sinop-MT
LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT, Cuiabá-MT.
Date Issued: 2020
Citation: In: ANUÁRIO de pesquisas agricultura: resultados 2020. Rio Verde, GO: Instituto de ciência e tecnologia Comigo, 2020. v. 3. p. 25-34.
Description: O sistema de plantio direto sobre a palha é uma tecnologia consolidada e considerada a segunda revolução verde (Pereira, 1997). Atualmente, as pesquisas e validações de campo vem buscando seu aprimoramento em função das condições ambientais e dos fatores de crescimento nas diversas regiões. Neste sentido, o sucesso deste sistema deve-se a palha deixada por culturas de cobertura sobre a superfície do solo, criando um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento da cultura principal subsequente (Alvarenga et al., 2001). A modernização dos sistemas de produção tem levado a busca por culturas de cobertura que não se restrinja apenas à proteção do solo, mas que apresente outras funcionalidades (Jian et al., 2020). Assim, embora a escolha da planta de cobertura seja um processo de certa forma complexo devido à pouca disponibilidade de famílias/espécies de plantas, este processo é primordial para garantir a evolução e os aumentos em produtividade do sistema. Na escolha desta planta devem ser considerados os objetivos para a lavoura, por exemplo, proteção e reestruturação física, química e biológica do solo, controle de nematoides e/ou interrupção de ciclos de pragas e doenças, aumento da biodiversidade, entre outros. O aumento da biodiversidade de plantas em cobertura, como ocorrem em sistemas consorciados, promove o aumento das características benéficas sobre o solo e, consequentemente, na cultura principal pela ação aditiva e conjugada das espécies (Silveira et al., 2020). Para exemplificar, o consórcio entre uma gramínea e uma leguminosa aumenta a proteção e estruturação do solo, e a ciclagem de nutrientes pela maior ação exploratória das raízes em profundidade (leguminosas) e subsuperfície (gramínea), além do aumento da biomassa, a qual resultará em maior quantidade e melhor qualidade da palhada em função da diferente relação carbono/nitrogênio (C/N) nas gramíneas e leguminosas (Calvo et al., 2010).
Thesagro: Entressafra
Gramínea Forrageira
Leguminosa Forrageira
Planta de Cobertura
Plantio Direto
Pastagem Consorciada
Milheto
Milho
Girassol
Crotalária Juncea
Crotalária
Brachiaria Ruziziensis
Brachiaria Brizantha
Niger
Keywords: Integração lavoura-pecuária
Ilp
Consórcio
Sistema gravatai
Guandu-anão
Feijão caupi
BRS Paiguas
BRS Piatã
BRS Estilosantes Campo Grande
BRS Tamani
BRS Massai
IAPAR 43-Aratã
BRS Gurguéia
BRS Tumucumaque
BRS Mandarim
Nabo forrageiro
Trigo mourisco
Mato Grosso
Sinop-MT
ISSN: 2674-5933
Language: Portugues
Notes: Editores Técnicos: Antônio Eduardo Furtini Neto; Diego Tolentino de Lima; Dieimisson Paulo Almeida; Hemython Luis Bandeira do Nascimento; Rafael Henrique Fernandes; Ubirajara Oliveira Bilego.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020-cpamt-fjw-integracao-lavoura-pecuaria-consorcio-forrageiro-entressafra.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace