Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1129791
Title: Culturas de cobertura para a entressafra: importância e recomendações.
Authors: PEDREIRA, B. C. e
BEHLING NETO, A.
WRUCK, F. J.
OLIVEIRA JUNIOR, O. L. de
DOMICIANO, L. F.
Affiliation: BRUNO CARNEIRO E PEDREIRA, CPAMT
ARTHUR BEHLING NETO, UFMT, Sinop-MT
FLAVIO JESUS WRUCK, CPAMT
ORLANDO LUCIO DE OLIVEIRA JUNIOR, CPAMT
LEANDRO FERREIRA DOMICIANO, UFMT, Cuiaba-MT.
Date Issued: 2020
Citation: In: ANUÁRIO de pesquisas agricultura: resultados 2020. Rio Verde, GO: Instituto de ciência e tecnologia Comigo, 2020. v. 3. p. 12-24.
Description: A Região Centro-Oeste possui uma área de 160 milhões de hectares, correspondendo a 18,9% do território brasileiro (IBGE, 2010). No entanto, 119 milhões são estabelecimentos agropecuários em que ~43% são área destinada à preservação da vegetação nativa, segundo a estimativa apresentada pela (Embrapa, 2017) com base nos dados do Cadastro Ambiental Rural. É notório o grande potencial de produção agrícola da região Centro-Oeste, tornando-se o principal polo agropecuário do país. Isto ocorre em função da grande proporção da área encontrada no Bioma Cerrado, caracterizado por relevo suavemente ondulados, solos profundos e bem drenados, favorecendo a agricultura mecanizada (Pedreira et al., 2017). No entanto, estes solos apresentam baixa fertilidade natural e acidez acentuada, que são potencialmente corrigidos. Em termos de produção, a região Centro- Oeste foi responsável por aproximadamente 120 milhões de toneladas (47% da produção nacional de grãos), ranking liderado pelo Mato Grosso com 73,4 milhões de toneladas segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB, 2020). A região também é polo nacional na produção de bovinos de corte, contemplando um rebanho de 73,2 milhões de cabeças, segundo o relatório da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC, 2019). O posicionamento estratégico, alta tecnologia de produção, relevo e clima também são propícios para o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis. Assim como ocorre no Brasil como um todo, a configuração de sistemas de produção de alta tecnologia, como a que integra a lavoura com a pecuária, torna a exploração da terra mais eficiente, pois o solo estará coberto por culturas em mais de 80% do tempo (Pedreira et al., 2018).
Thesagro: Planta de Cobertura
Entressafra
Gramínea
Gramínea Forrageira
Brachiaria Ruziziensis
Brachiaria Brizantha
Sorgo Forrageiro
Milheto
Pennisetum Glaucum
Crotalária
Leguminosa Forrageira
Cajanus Cajan
Raphanus Sativus
Fagopyrum Esculentum
Niger
Guizotia Abyssinica
Keywords: Capim marandu
BRS Piatã
BRS Paiaguás
Sorghum sudanensis
Feijão guandu
BRS Mandarim
Nabo forrageiro
Trigo mourisco
Centro-oeste
ISSN: 2674-5933
Language: Portugues
Notes: Editores Técnicos: Antônio Eduardo Furtini Neto; Diego Tolentino de Lima; Dieimisson Paulo Almeida; Hemython Luis Bandeira do Nascimento; Rafael Henrique Fernandes; Ubirajara Oliveira Bilego.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CPAMT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020-cpamt-bcp-culturas-cobertura-entressafra-importancia-recomendacao.pdf796,94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace