Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081857
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 7-Dez-2017
Tipo do Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Autoria: MIRANDA, E. M. de
AFONSO, D. G.
PONTES, S. M. de A.
SOUZA, J. C. N. de
LIMA, D. do N.
FREITAS JÚNIOR, J. L. de
Informaçães Adicionais: ELIAS MELO DE MIRANDA, CPAF-Acre; Dixon Gomes Afonso, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); Suelem Marina de Araújo Pontes, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); João Carlos Neves de Souza, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); Daniel do Nascimento Lima, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac); João Lima de Freitas Júnior, Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac).
Título: Estrutura populacional e o potencial de uso de Guadua cf. superba na região do Alto Acre.
Fonte/Imprenta: In: DRUMOND, P. M.; WIEDMAN, G. (Org.). Bambus no Brasil: da biologia à tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2017. 655 p.
Páginas: p. 161-178.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Guadua cf superba
RESEX Chico Mendes
Brasiléia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Conteúdo: O objetivo deste estudo foi conhecer a estrutura populacional e indicar usos para Guadua cf. superba, com base nas propriedades anatômicas do colmo (haste com nós e entrenós bem visíveis). A população estudada está localizada na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre. Foi realizado um levantamento amostral e demarcada uma parcela de 1ha, onde foi avaliada a estrutura da população e coletados segmentos de colmos para testar a resistência do material à deterioração natural e a esforços físicos-mecânicos. Os resultados mostraram uma elevada densidade e dominância do bambu e equilíbrio entre o número de colmos jovens e maduros. As provas realizadas denotaram a baixa resistência do material ao ataque de agentes biológicos e à abrasão, porém com grande estabilidade dimensional. Assim, esse material pode ser usado para confecção de painéis e produtos derivados que não exijam dureza elevada. No entanto, para outros usos, como a fabricação de pisos, que exigem maior resistência mecânica na superfície, os colmos devem ser transformados em madeira maciça por meio de processamento industrial para adquirir a resistência necessária. Conclui-se que a população estudada apresenta características que favorecem a produção sustentável e pode fornecer material para diversos usos. Mas é necessária a realização de tratamentos de preservação e imunização para aumentar a sua durabilidade.
Thesagro: Bambu
Espécie nativa
Levantamento populacional
Anatomia vegetal
Colmo
Resistência
Propriedade físico-química
NAL Thesaurus: Bamboos
Indigenous species
Current population survey
Culms
Plant anatomy
Strength (mechanics)
Physicochemical properties
Bambúes
Especies nativas
Sondeo de la población actual
Culmo
Anatomía de la planta
Resistencia (mecánica)
Propiedades fisicoquímicas
Ano de Publicação: 2017
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26426.pdf11,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace