Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1081854
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Acre - Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Data do documento: 7-Dez-2017
Tipo do Material: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E)
Autoria: CARMO, L. F. Z. do
AMARAL, E. F. do
BARDALES, N. G.
Informaçães Adicionais: Lúcio Flávio Zancanela do Carmo, Instituto Federal do Acre (Ifac); EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-Acre; Nilson Gomes Bardales, Bolsista de Desenvolvimento Científico Regional do CNPq/Fapac, Embrapa Acre.
Título: Ocorrência, biomassa, perdas e exploração de bambu em florestas da Amazônia no Acre, Brasil.
Fonte/Imprenta: In: DRUMOND, P. M.; WIEDMAN, G. (Org.). Bambus no Brasil: da biologia à tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto Ciência Hoje, 2017. 655 p.
Páginas: p. 145-160.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Potencial de exploração
Exploration potential
Potencial de explotación
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Conteúdo: Por meio deste trabalho, objetivou-se detalhar a ocorrência de bambu no Estado do Acre, de acordo com o percentual de participação em cada tipologia florestal, além de calcular o incremento de biomassa, avaliar a intensidade de perda e avaliar o potencial de exploração do bambu, segundo as condições de acessibilidade. Para tanto, utilizou-se análises por geoprocessamento com bases cartográficas de diferentes temáticas, inventários vegetacionais e dados de biomassa florestal, usando álgebra de mapas. Observou-se que a ocorrência de bambu no Acre está concentrada em oito tipologias florestais, que aparecem em maior proporção na região central do estado, ocupando cerca de 28% do território acreano. Ao considerar o bambu não como componente florestal, mas sim parte da biomassa da tipologia florestal, é possível atingir um incremento de mais de 10% naquelas tipologias em que há dominância de bambu no sub-bosque. Mais de 40% da área total desmatada no Acre nos últimos 10 anos constitui-se de florestas com bambu. As áreas com maior potencial de exploração imediata têm maior acessibilidade. O bambu nativo do Acre mostra-se como uma alternativa de produção sustentável e valorização da floresta nativa.
Thesagro: Bambu
Espécie nativa
Biomassa
Cartografia
Sistema de informação geográfica
NAL Thesaurus: Bamboos
Guadua spp
Indigenous species
Biomass
Cartography
Geographic information systems
Bambúes
Especies nativas
Biomasa
Cartografía
Sistemas de información geográfica
Ano de Publicação: 2017
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPAF-AC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
26425.pdf9,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace