Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1023129
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Date Issued: 2014
Type of Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Authors: ALVES, L. W. R.
SILVA, A. R.
CASTRO, G. S. A.
Additional Information: LUIS WAGNER RODRIGUES ALVES, CPAF-AP; ARYSTIDES RESENDE SILVA, CPATU; GUSTAVO SPADOTTI AMARAL CASTRO, CPAF-AP.
Title: Avaliação das propriedades físicas do solo e ocorrência da anomalia "Soja Louca II" em sistemas de produção agrícola na Amazônia.
Publisher: Macapá: Embrapa Amapá, 2014.
Pages: 28 p.
Series/Report no.: (Embrapa Amapá. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 87; Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 96).
Language: pt_BR
Description: O objetivo deste estudo foi avaliar a relação de propriedades físicas do solo com a ocorrência da anomalia ?Soja Louca II?. Foi utilizado a cultivar de soja BRS Sambaíba em Sistema Plantio Convencional (SPC) e Sistema de Plantio Direto (SPD), com ou sem plantas de cobertura. Em SPD foram usadas como planta de cobertura Brachiaria ruziziensis, Brachiaria brizantha (cv. Piatã), Panicum sp. (cv. Massai) e Pousio. Para a avaliação dos atributos físicos do solo foram amostradas três repetições para cada bloco, para um total de nove sub amostras em profundidades 0-10; 10-20; 20-30 e 30-50 cm. Foram avaliadas gra- nulometria das partículas, densidade aparente e porosidade do solo. As avaliações de ?Soja Louca II? foram realizadas atribuindo percentagem de ocorrência da anomalia em cada parcela. Os tratamentos de manejo em SPD apresentaram maior densidade do solo, maior microporosidade e menor macroporosidade em relação ao tratamento em SPC. A cultura da soja implantada e conduzida em SPC apresentou menor valor de densidade do solo e menor incidência de ?Soja Louca II?. A cultura de soja, conduzida em cultivo mínimo (Pousio), propiciou maior ocorrência de ?Soja Louca II? em relação ao SPD e SPC. Há correlação positiva da ocorrência de ?Soja Louca II? com a densidade do solo, e negativa com a macroporosidade do solo, evidenciando a necessidade do bom manejo do SPD, para minimizar as perdas ligadas a esta anomalia
Thesagro: Porosidade
Densidade de plantio
Planta de cobertura
Plantio direto
Doença de planta
Data Documento: 2015-09-02
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPAFAP2014BPD87Sojaloucaversaofinal.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace