Estudos Temáticos

A ausência de dados físicos e bióticos do município de São Gabriel do Oeste conduziu à realização de um conjunto de estudos temáticos, no intuito de suprir o projeto com os dados e informações necessárias à elaboração de diretrizes de planejamento e ordenação territorial. Os resultados desses estudos foram armazenados em um sistema de apoio à tomada de decisão gerencial, denominado Sistema de Informação Geográfico Municipal

Esses estudos especializados abordaram os seguintes temas:

Cartografia

Foram efetuadas atualizações cartográficas da base municipal, mapa planaltimétrico, mapa hidrográfico, mapa de microbacias e mapa do sistema viário. Foi elaborado o mapa fundiário municipal com cerca de 600 estabelecimentos rurais.

Hidroclimatologia

Fez-se um estudo das séries (dados secundários) identificando-se as características hidrometeorológicas mais significativas.

Os estudos de clima envolveram dois grupos de dados: dados diários de precipitação, do período de 1984/1995 e dados mensais das estações meteorológicas (INMET, 1979; DNMET, 1992), de períodos padrões internacionais de 1931/1960 e 1961/1990.

Fauna

Com base em informações de técnicos e moradores do lugar e pela visualização das equipes multidisciplinares durante os trabalhos integrados de campo, foram identificados os 'habitats' de alguns animais remanescentes nos principais sistemas de paisagens do município. Algumas dessas espécies estão ameaçadas de extinção, comprometendo, assim, a biodiversidade dos cerrados.

Avaliação sócio-econômica

Na avaliação sócio-econômica do município de São Gabriel do Oeste, foram realizados estudos envolvendo os meios rural e urbano. Foram levantados dados sócio-econômico ambientais e caracterizados os principais sistemas de produção adotados.

Utilizou-se a metodologia de multicritérios para hierarquização de alternativas tecnológicas e ações mais importantes para o desenvolvimento sustentável de São Gabriel do Oeste.

O estudo da área urbana objetivou a elaboração de um plano diretor para o município.

Geologia e Geomorfologia

Nestes estudos, foram realizadas análises das feições do relevo, através de descrições de afloramentos de rocha e análises petrográficas.

Solos e Aptidão Agrícola das Terras

Teve como objetivo o mapeamento dos solos do município, visando identificar as áreas com maior potencialidade para a exploração agrícola, de acordo com a importância e representatividade dos solos para agricultura; planejamento das atividades produtivas de acordo com a aptidão das terras; pesquisa e experimentos agrícolas, e programas de manejo e conservação do solo.

Hidrologia

Além estudos com dados já existentes, foram implantadas 3 estações fluviométricas no município. As variáveis hidrológicas tiveram papel de destaque em diferentes fases de Planejamento e Gestão.

Os estudos de hidrologia envolveram a estimativa das cargas poluidoras orgânicas e da evolução da rede hidrográfica. A insuficiência de dados hidroclimáticos conduziu o projeto à implantação de experimentos de medição de descarga líquida e sólida, os quais atualmente se encontram sob responsabilidade da EMPAER local

Perda de Solos

Para obter das informações concernentes a perdas de solo, foram implantados dois experimentos de pesquisa: um no Distrito de São Gabriel do Oeste, para verificação dos efeitos do manejo do solo nas perdas físico-hídricas e químicas na cultura da soja utilizando rodas de Coshocton e outro no Distrito de Areado para verificação dos efeitos do manejo do solo nas perdas físico-hídricas e químicas em área de pastagem, utilizando parcelas de Wischmeyer.

Fotos sobre perda de solos e os experimentos realizados. 1 - 2 - 3