Apresentação
Nesta virada de milênio, a gestão do território parece ser o maior desafio dos diferentes segmentos da sociedade (pesquisa, ensino, governo e setor produtivo), preocupados com manutenção da qualidade ambiental, fator inerente à sobrevivência das populações atuais e futuras. O conceito de desenvolvimento sustentável, como principal paradigma das sociedades contemporâneas, vem sendo progressivamente enfatizado na região dos Cerrados, fronteira agrícola nos anos 80 que, atualmente, dentre os biomas brasileiros, é aquele que apresenta exploração agropecuária mais intensa.
Visando atender a essa demanda, a Embrapa Solos em parceria com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-FIBGE e o apoio da Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste, uniram-se com outras instituições estaduais de ensino, pesquisa e administração, do Estado do Mato Grosso do Sul, como a SEMADES (EMPAER, TERRASUL, SEPLAN), SEOP, UCDB e do Rio de Janeiro (UFRJ, UFF e UERJ), além da sociedade municipal/regional, para realizar um projeto de caráter inovador, multi-institucional e interdisciplinar visando o uso sustentado dos recursos naturais.
O projeto teve como objetivo principal, fornecer subsídios ao planejamento e ordenação do território municipal através do estudo da qualidade ambiental e seus reflexos na qualidade de vida da população de uma região que passou por um processo intenso e desordenado de ocupação agrícola. Sob esta ótica, foram investigados os processos de integração das variáveis ambientais, dos fatores ecossociais que caracterizam a estrutura e a dinâmica de sistemas e unidades elementares de paisagem e dos cenários que materializam as diferentes formas de organização social do espaço geográfico no decorrer do tempo. O Projeto fundamentou-se no enfoque sistêmico para a percepção integrada do comportamento e do funcionamento de elementos interdependentes e indissociáveis como: clima, litoestrutura, solo, relevo, cobertura vegetal, fauna e o homem- organizador dos padrões de paisagens.
Este CD-ROM disponibiliza, em caráter preliminar, parte do material produzido pelo projeto, bem como alguns de seus resultados
Antonio Ramalho Filho
Chefe Geral da Embrapa Solos