Apresentação

Esta obra nos oferece a possibilidade de realizar um belo passeio imaginário pela origem e evolução de várias plantas fundamentais em nosso cotidiano, que muitas vezes nos passam despercebidas.

Desde as remotas aventuras das rotas das antigas navegações (1492–1600), quando a busca por especiarias induziu expedições de coleta e estabeleceu fluxos de permuta de germoplasma, o intercâmbio de plantas e de conhecimentos estreitou as relações entre os continentes. Contudo, ainda hoje a troca de saberes e de receitas culinárias nos aproxima e desperta nossos instintos. Plantar, criar, multiplicar, conservar, embelezar, viver!

No conjunto dos capítulos deste livro, a criatividade das editoras Rosa Lía Barbieri e Elisabeth Regina Tempel Stumpf permite-nos acompanhar a trajetória histórica do cultivo de um significativo número de plantas de usos variados, entre os quais o culinário, o ornamental e o forrageiro. Oferece-nos, ao mesmo tempo, um consistente trabalho de resgate e de valorização da biodiversidade, além de provocar nossa imaginação no que tange à capacidade criativa do homem na adaptação dessas diferentes espécies aos agroecossistemas regionais.

As espécies abordadas – importantes na alimentação humana e/ou animal, como fontes agroenergéticas, como recicladoras e recuperadoras de solo, no resgate de carbono atmosférico, assim como em seus aspectos ornamentais – desempenham papel crucial em nosso dia a dia, e serão cada vez mais estratégicas para a qualidade de vida no planeta Terra.

Sendo assim, a Embrapa Clima Temperado tem a satisfação de disponibilizar este trabalho, que certamente não só servirá como fonte de consulta e de inspiração para acadêmicos, para profissionais e para a sociedade em geral, como será também obra de referência no tema.

Waldyr Stumpf Junior

Chefe-Geral

Embrapa Clima Temperado